A arte de viajar com toda a energia

Claramente a fechar o ano com chave de ouro, a Stellantis prepara-se para entrar em 2025 com uma série de novidades, mas é o DS N°8 que se destaca. O novo porta-estandarte da DS Automobiles tem tudo para marcar o início de uma nova era elétrica

Há já alguns anos que se falava sobre a energia elétrica quando o tema de conversa era o futuro do automóvel. Mais ou menos nessa altura também se especulava muito sobre o momento em que as formas de carregamento e as autonomias acabariam por convencer os mais céticos, que eram muitos, na altura. A pouco e pouco, e com uma velocidade acima da média, o que a indústria automóvel tem vindo a fazer é ir quebrando cada vez mais barreiras e o mercado (Portugal incluído) vai respondendo em sintonia, com uma procura crescente para soluções de emissão zero. 

A Stellantis tem estado na primeira linha e este ano, através dos lançamentos das suas marcas, voltou a provar que está de olhos postos no objetivo: alcançar a neutralidade carbónica até 2038. E se ainda faltava um modelo capaz de convencer os mais exigentes, o DS N°8 acaba com as indecisões. Com uma autonomia de 750 quilómetros (ciclo WLTP), o novo porta-estandarte da DS Automobiles tem tudo para marcar o início de uma nova era elétrica.

Energia com luxo francês

A DS Automobiles tem, desde a sua fundação, uma abordagem muito própria ao automóvel. Apesar de ainda jovem – completou em 2024 o seu 10.º aniversário –, a marca definiu um caminho muito próprio, que está intimamente ligado à forma como cada um de nós pode tirar mais proveito da vida a viajar. E se, para a DS Automobiles, isso significa uma experiência fora de série, o que o novo DS N°8 faz é levar toda essa experiência para um nível superior ou, nas palavras da marca, “redefine a arte francesa de viajar”. 

Para conseguir atingir esse patamar, a DS Automobiles elevou a exigência ao extremo num expoente de eficiência e de luxo que fosse capaz de transformar qualquer percurso num momento de requinte. A materialização dessa perspetiva começa logo no impacto com um exterior. Inspirado no protótipo Aero Sport Lounge, o DS N°8 apresenta uma aerodinâmica recorde, que se consegue adivinhar pela fluidez das suas linhas. Neste DS, cada peça da carroçaria foi estudada num túnel de vento e isso foi conseguido sem beliscar um design exterior que se inspira no conceito “avant-garde” do DS de 1955 e no SM dos anos 70. E com essa cereja no topo do bolo – alongadas e afiladas –, estas linhas permitiram aos engenheiros da marca um ganho de 15 dm² de SCx, representando um extra em autonomia de 60 km (WLTP) e 75 km em autoestrada. 

As assinaturas luminosas desempenham um papel cada vez mais fulcral nos modelos 100% elétricos e neste topo de gama a grelha DS Luminascreen – inovadora na indústria automóvel – é um autêntico “statement” tecnológico. Compostos por três módulos, os faróis são delimitados por oito LED que recuperam o motivo “Clous de Paris”, numa referência aos acabamentos guilhochados do habitáculo. A presença das conhecidas DS Lightblade da marca transmitem a familiaridade dos modelos da DS Automobiles, mas na traseira está uma novidade em relação à gama DS – o DS N°8 é o primeiro a adotar uma assinatura luminosa vertical também na traseira.

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VIAJAR MUITO E COM MUITO ESTILO

 Projetado como um manifesto da arte de viajar, seria de esperar um habitáculo pleno de requinte e este topo de gama afirma-se a vários níveis. O acabamento é de outro mundo e a qualidade dos materiais são um contributo valoroso para uma sensação de conforto e serenidade. Num interior onde tudo o que está à vista remete para exclusividade, o primeiro “choque” do condutor (que neste DS conta com diversos sistemas de ajuda à condução) será com um novo volante em X, uma forma que sem dúvida mexe nos códigos instituídos. 

Para os ocupantes, este DS é um convite a viajar sempre em primeira classe, e os bancos – inspirados, uma vez mais, no Aero Sport Lounge – estendem-nos claramente a passadeira através de uma morfologia elegante e da integração direta dos apoios de cabeça. A insonorização é de referência, contribuindo para a tal sensação de serenidade que torna qualquer percurso feito no DS N°8 numa experiência única. 

Por outro lado, e como não poderia deixar de ser, o DS Nº8 também integra uma conectividade avançada, assente na inteligência artificial para oferecer uma experiência a bordo mais fluida e envolvente. 

REFERÊNCIA TAMBÉM NA AUTONOMIA

 Às tantas já nos esquecemos de que estamos a falar de um automóvel 100% elétrico, mas o que é facto é que este não é apenas mais um “full electric” – é o modelo com a maior eficiência e autonomia criado pela Stellantis até à data. Os números impressionam – este SUV Coupé consegue uma autonomia combinada de 750 km (ciclo WLTP) e superior a 500 km em autoestrada. O Cx de 0,24 é um dos “culpados”, mas a já conhecida plataforma STLA Medium do Grupo Stellantis volta, na DS Automobiles, a fazer das suas tendo sido otimizada em comprimento e em largura para acolher as baterias até uma capacidade útil de 97,2 kWh. 

Ainda não se falou em datas de lançamento: o DS Nº8 estará disponível em meados de 2025 com três motores – de 230, 245 e 350 CV – tendo a versão mais potente a particularidade de contar com dois motores elétricos e quatro rodas motrizes. 

Se através do projeto “Moving Electric” abordámos, ao longo de 2024, uma série de conteúdos “capazes de sensibilizar e de promover a mudança”, este texto contribui com a assunção de uma nova realidade – a indústria já está mesmo assim tão “lá à frente”. O novo DS redefine vários padrões num momento histórico para a marca e para o Grupo Stellantis, mas sobretudo para o consumidor que passa a poder considerar nas suas alternativas um automóvel 100% elétrico (bem) diferente de tudo o que já viu. Uma abordagem, a todos os níveis, espetacular, que passa a definir mais uma fronteira no nosso século.

Com o projeto “Moving Electric” revelamos a transformação que o Grupo Stellantis está a promover para conseguir alcançar a neutralidade carbónica até 2038, com foco no que é realmente importante: as pessoas e a sustentabilidade. Como é que a Fiat está a eletrificar os seus ícones? Quais são os argumentos dos modelos E-308 e E-308 SW da Peugeot que nos podem levar a trocar a combustão pela energia elétrica? Através de um conjunto de conteúdos destacamos ainda a forma utilizada pela Jeep para eletrificar o seu espírito de aventura, falamos sobre um SUV inovador com uma autonomia de referência e celebramos o 125.º aniversário da Opel com a visão de futuro da marca para a mobilidade elétrica. E ainda mostramos como o Citroën Ami continua a ser uma das soluções mais engenhosas para enfrentar a mobilidade urbana, e como a Alfa Romeo está de volta com um novo modelo eletrizante. Veja ainda aqui o novo Peugeot E-5008 e confira aqui como o Citroën ë-C3 está a democratizar a mobilidade elétrica. E não deixe também de conferir a estratégia da Opel para conquistar a mobilidade verde.