Conteúdo Patrocinado

"Entrei nesta jornada com algum receio, que aos poucos se foi dissipando"

"Entrei nesta jornada com algum receio,
que aos poucos se foi dissipando"

Clique para saber mais

Nascido em Lisboa e seduzido pelas brumas das madrugadas melancólicas do Porto, João Bernardino, designer de profissão, fotógrafo e instagrammer convicto, navega entre as paisagens urbanas e industriais marcadas pelo conflito entre o homem e a natureza.

Julho 2020

Para ti, qual foi o melhor ponto desta viagem pela EN2?

A viagem pela Estrada Nacional N2, dada a sua distância e os dias necessários para a fazer, acaba por funcionar como um todo em que todas as regiões contribuem para a sensação de plenitude com que a acabamos, mas a ter que eleger destaques diria que a arquitetura do Vidago Palace, logo no primeiro dia foi uma surpresa fantástica do ponto de vista da fotografia. Mas também tenho que referir as planícies alentejanas em redor de Castro Verde.

Como foi fotografar uma viagem pela EN2 apenas com um smartphone?

Foi uma aventura. Há muito tempo que estava a fotografar só com camara e entrei nesta jornada com algum receio, que aos poucos se foi dissipando á medida que ia conhecendo melhor o Galaxy S20 Ultra e as suas potencialidades.

Sendo que a fotografia é o momento, qual foi para ti o principal momento/atração fotográfica desta viagem?

O final do dia e a golden hour na planície alentejana.

O que mais te impressionou no Samsung Galaxy S20 Ultra 5G?

A versatilidade que o número de lentes e as diferentes features nos oferecem.

Qual a especificação que mais utilizaste na câmara do Samsung Galaxy S20 Ultra 5G? E porquê? O que mais te atrai nessa funcionalidade?

Não sei se foi a que mais utilizei, mas o vídeo snapshot tirado de um vídeo 8k impressionou-me pela qualidade obtida. Mas tenho que falar do Modo Pro, uma spec que, para alguém habituado a fotografar com câmara como eu, acaba por emular bastante bem os aspetos físicos da fotografia.

Um fotógrafo precisa de um equipamento que dure um dia inteiro. Com o Samsung Galaxy S20 Ultra conseguiste fotografar em todas as fases de um dia?

Sim. Fotografar com condições lumínicas difíceis, já não é o mesmo problema com um smartphone. No caso do Galaxy S20 Ultra o modo Nocturno veio dar mais um passo para que a fotografia noturna seja uma realidade cada vez mais conseguida num dispositivo móvel.

Qual a principal vantagem de fotografar com um smartphone em longas viagens como esta desenvolvida pela Samsung?

Definitivamente a portabilidade, e o conjunto de features que de um modo ou outro nos ajudam a fotografar e registar uma viagem como esta.

Na tua opinião, de que forma esta reportagem fotográfica pode ajudar na promoção do interior do país? “Portugal por Dentro” relembra-nos que Portugal não é apenas feito de grandes cidades. Achas que a fotografia é uma das maiores ferramentas de promoção do interior do país? Porquê?

Claro que sim, nos últimos os anos temos viajado cada vez mais para fora, mas derivado à situação atual fomos obrigados a recentrarmo-nos no nosso país e isso não é obrigatoriamente mau, como esta viagem demonstrou. O nosso país está cheio de locais para explorar e o interior contém a maior parte dos locais menos explorados, uma riqueza paisagística que é acompanhada por uma dimensão cultural diversa que nos faz repensar o nosso país.

As pessoas ainda viajam atrás da fotografia perfeita?

Eu viajo.