Novo Peugeot E-5008: Família Elétrica

Com o novo E-5008, a Peugeot prova que é possível sentar confortavelmente sete passageiros, levando-os numa viagem mais longa, em ambiente “hi-tech”, com zero emissões de gases para a atmosfera

Ainda se lembra dos automóveis movidos a energia elétrica que surgiram no mercado há mais de 10 anos? Uma década é uma eternidade na indústria automóvel e se naquela altura ainda era difícil encontrar no mercado um veículo 100% elétrico com características marcadamente familiares, o cenário hoje é diferente. E melhora. Se a Peugeot já tinha provado que era possível ter espaço para bagagem e também para a família num veículo a combustão, agora consegue dar mais um passo ao propor essa versatilidade no novo E-5008, um “full electric” com sete lugares, com uma habitabilidade surpreendente e uma autonomia que começa em 502 km (na versão com bateria de 73 kWh) e pode chegar aos 668 km (na versão com bateria de 96,9 kWh, a lançar em 2025).

É o SUV 100% elétrico com mais espaço para sete passageiros e bagagem, e estabelece uma autonomia recorde no segmento.

PRESENÇA QUE MARCA

Vamos por partes, que o processo de sedução começa ainda do lado de fora e com uma estética com uma parte desportiva e outra que remete para um modelo de uma classe superior. 

O design da nova família 5008 remete para movimento, num estilo a que o construtor francês já nos habituou, com destaque para uma grelha frontal na cor da carroçaria com efeito 3D que se insere de forma muito elegante na carroçaria. A contribuir para uma estética “hi-tech” está uma nova assinatura com faróis Pixel LED que representam três garras.

No perfil assinale-se a altura da linha de cintura que, juntamente com os ombros pronunciados, lhe confere uma forte presença em estrada.

Item 1 of 5

E VÃO SETE

Se tivéssemos de escolher apenas uma referência num interior que tem muito mais do que uma virtude essa seria sem dúvida o ecrã panorâmico curvo com um único painel de 21'' de alta-definição que se estende do lado esquerdo do tablier até à consola central. A Peugeot já tinha conseguido surpreender com o i-Cockpit e agora, no novo 5008 o “head-up display” e o grande ecrã tátil central – dois dos três elementos do i-Cockpit – surgem integrados num autêntico “statement tecnológico” que, graças a uma iluminação ambiente em LED, parece inclusive “flutuar” sobre o tablier.

Quando nos sentamos no lugar do meio da segunda fila de banco apercebemo-nos bem de tudo o que nos rodeia. E o que nos rodeia é um habitáculo pensado para responder a sete passageiros (2+3+2), sem concessões. Na segunda fila impressiona o espaço disponível para as pernas e a terceira fila de bancos estabelece uma nova referência no segmento, contando ainda com o sistema Easy Access que facilita o acesso a estes dois lugares.

E já que estamos aqui atrás, destacamos uma área de piso plana que permite otimizar o espaço em função das necessidades – a bagageira oferece um volume de 259 litros na configuração de sete lugares, 748 litros na configuração de cinco lugares, e até 1815 litros se forem rebatidas a segunda e a terceira filas de bancos.

PARA IR MAIS LONGE

A resposta do Grupo Stellantis ao eterno debate sobre a autonomia dos veículos elétricos a bateria materializou-se no lançamento de quatro plataformas. E é precisamente uma dessas plataformas, a STLA Medium, que permite ao construtor francês apresentar o novo E-5008 com uma série características que se afirmam no segmento – um SUV de grandes dimensões com um design assertivo, um interior acolhedor e uma performance elétrica eficiente.

Parte integrante de um investimento de mais de 50 mil milhões de euros, a adoção destas plataformas está a garantir um boost na autonomia dos novos modelos 100% elétricos do grupo. O novo E-5008 que agora chega ao mercado português apresenta uma autonomia de 502 km, mas os valores da versão Long Range, que será lançada em Portugal no próximo ano, não deixam de surpreender já que a todas as características se junta uma autonomia elétrica de até 668 km em WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure), com as mesmas evoluções nos tempos de carregamento em modo 4 (aquele que se realiza fora de casa), aceitando até 160 kW de potência nos supercarregadores, com 27 minutos para passar de 20% a 80%, ou obter 150 km de autonomia em 10 minutos.

Em paralelo, este é um dos seis modelos com Garantia Peugeot Allure Care incluída (até 8 anos ou 160.000 km), a maior de um construtor europeu.

Se a maioria dos veículos elétricos já consegue garantir uma autonomia suficiente para uma utilização quotidiana em meio urbano, este novo E-5008 vai mais longe, permitindo transportar até sete passageiros numa viagem mais longa, sem prescindir de tudo aquilo a que já nos habituámos no nosso automóvel do dia a dia.

Com o projeto “Moving Electric” revelamos a transformação que o Grupo Stellantis está a promover para conseguir alcançar a neutralidade carbónica até 2038, com foco no que é realmente importante: as pessoas e a sustentabilidade. Como é que a Fiat está a eletrificar os seus ícones? Quais são os argumentos dos modelos E-308 e E-308 SW da Peugeot que nos podem levar a trocar a combustão pela energia elétrica? Através de um conjunto de conteúdos destacamos ainda a forma utilizada pela Jeep para eletrificar o seu espírito de aventura, falamos sobre um SUV inovador com uma autonomia de referência e celebramos o 125.º aniversário da Opel com a visão de futuro da marca para a mobilidade elétrica. E ainda mostramos como o Citroën Ami continua a ser uma das soluções mais engenhosas para enfrentar a mobilidade urbana, e como, a Alfa Romeo está de volta com um novo modelo eletrizante.