Quem foi o cientista português que criou aparelhos mágicos, com nomes estranhos como tonógrafo ou labiógrafo e que na primeira metade do século XX atraiu para a periférica Coimbra cientistas das maiores universidades europeias e norte-americanas? Quem reconhece hoje em Armando de Lacerda (1902-1984), o criador de invenções que estiveram na origem de mecanismos como as impressoras de jato de tinta?

O investigador de quem quase não se fala em Portugal continua a motivar publicações e conferências internacionais, mas pouco mais do que ninguém sabe quem foi o homem que marcou uma área e que desapareceu silenciosamente, magoado pelo esquecimento. O criador daquele que chegou a ser considerado um dos laboratórios de fonética mais avançados do mundo é ainda um enigma por decifrar.

Mas afinal, o que se passou com o investigador português que em Harvard foi considerado um génio? Porque é que o seu percurso foi coberto por um espesso manto de silêncio? Uma das hipóteses é que terá sido vítima da deslocação de verbas para a guerra em África, retirando-lhe capacidade de atualização. Outra é que se deixou fechar entre um estreito grupo de seguidores, esquecendo-se da necessidade de alargar contatos e atualizar métodos. Ou ainda que a independência política de um cientista que soube crescer durante a ditadura do Estado Novo fez-se pagar com o apagamento no período democrático.

Lacerda a utilizar o seu policromógrafo no Instituto de Fonética da Universidade de Bona, em 1932. Da esquerda para a direita, Paul Menzerath, diretor do instituto, e Armando de Lacerda, na época bolseiro de investigação da Junta de Educação Nacional
Lacerda a utilizar o seu policromógrafo no Instituto de Fonética da Universidade de Bona, em 1932. Da esquerda para a direita, Paul Menzerath, diretor do instituto, e Armando de Lacerda, na época bolseiro de investigação da Junta de Educação Nacional Museu Nacional da Ciência e da Técnica (Coimbra)

Lacerda fez-se referência a estudar a contiguidade dos sons, ou seja, a forma como o som enunciado está já a preparar o seguinte, influenciando o que se acaba de dizer. Um trabalho que o levou a percorrer o país, captando os falares regionais e registando tipos humanos de um Portugal que já não existe. Assim, acabou por construir um enorme património sobre a identidade nacional. E, apesar de décadas de esquecimento, o resgate da importância de Lacerda está em curso, fruto do trabalho de um investigador do Instituto de História Contemporânea, Quintino Lopes. Doutorado em História e Filosofia da Ciência pela Universidade de Évora, tomou a braços a missão e encontrou na família do falecido cientista os parceiros disponíveis a ajudá-lo a restaurar o papel de Lacerda na história da ciência em Portugal.

Este mês de outubro, Armando Lacerda foi tema de uma aula aberta na Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto e de uma conferência nos EUA a convite da Academia Militar de West Point.

Texto Christiana Martins
Vídeo e edição Rúben Tiago Pereira

18 de outubro de 2019

IO cientista ambicioso

Ouvir a voz humana e transformá-la em peças de Lego, tubos e juntas para construir máquinas surpreendentes, com nomes enigmáticos. Armando Lacerda ouvia para ver, registava riscos para ler sotaques, fixava sons em bobines feitas de fitas de papel. Misto de Jacinto, a personagem principal de "A Cidade e as Serras" de Eça de Queirós, e das deliciosas e loucas personagens do filme "Esses Homens Maravilhosos e as suas Máquinas Voadoras", o cientista português encarnava a ambiguidade característica da transição entre os séculos XIX e XX. Desinibido, deu-se a liberdade de aparafusar os falares regionais em dispositivos por ele criados. Muito fez, mas outro tanto sonhou apenas. O tempo tudo foi apagando, escondendo no fundo das gavetas das memórias familiares e no descaso da Academia, mas, sempre que sobra um resto no fundo de uma gaveta, aninha-se um fragmento de esperança de que alguém a venha a abrir. Há sempre tempo para fazer-se história, só não é possível recuperar o que se perdeu, o que ficou por fazer.

É aqui que entra o investigador Quintino Lopes. A relação entre este e Armando Lacerda começou com a preparação do doutoramento que resultou no livro "A europeização de Portugal entre guerras" em que é analisado o papel da Junta de Educação Nacional (JEN), criada em 1929, para fomentar e europeizar a investigação científica em Portugal durante os primeiros anos do Estado Novo. É ali que a história do foneticista começa a ser explicada. Percebe-se, por exemplo, que Lacerda foi um dos 65 conferencistas presentes no congresso da História da Atividade Científica Portuguesa, que reuniu em Coimbra, em 1940, algumas das principais figuras da ciência nacional da altura.

Um fragmento do discurso de Lacerda sobre a contribuição de Portugal no campo da Fonética Experimental expõe a ambição do cientista, quando recorda que o seu primeiro trabalho na área tinha sido publicado oito anos antes e já numa revista internacional, os "Archives Néerlandaises de Phonétique Expérimentale". O autor não se furta a reivindicar uma atitude que marcaria o seu percurso profissional - a capacidade de inovar. "Apesar de se tratar dum artigo cujo texto abrangia, somente, uma meia dúzia de páginas, manifestou uma atitude nova, inteiramente contrária à maioria dos representantes da fonética experimental dessa época", afirma Lacerda. E, consciente do papel que desempenhava, não se furta a chamar a si um destaque que não lhe passava pela cabeça não ver reconhecido: "A obra realizada no espaço de tempo, relativamente breve, de oito anos, apresenta resultados de valor indiscutível".

Congresso de Amesterdão, 1932
Congresso de Amesterdão, 1932 Arquivo Familiar Paulo Lacerda

Será na Alemanha que as investigações de Armando de Lacerda começam a ganhar corpo, país para onde o foneticista foi viver, financiado pela JEN e pelo Instituto de Alta Cultura (IAC), e onde conseguiu encontrar apoios e estrutura para desenvolver não só novos instrumentos de pesquisa como novos métodos de investigação fonética, ultrapassando as técnicas tradicionais então dadas como adquiridas. O que a investigação de Quintino Lopes parece indicar é, contudo, ainda mais surpreendente, indiciando que o regime de Salazar tinha planos para Lacerda que ultrapassavam o mérito individual das suas conquistas científicas.

"Este plano pressupunha, praticamente desde o seu início, o objetivo último de atrair para Portugal membros da comunidade científica internacional, o que efetivamente se concretizará", afirma o investigador Quintino Lopes no seu livro sobre a JEN. Dito de outra forma: através do cientista, a ditadura quer tirar Portugal da periferia científica. O que, contudo, não fez de Lacerda um amigo do regime. Quintino Lopes explica, inclusive, que a polícia política elaborou uma ficha sobre Lacerda, onde se podem ler críticas às suas relações com "elementos esquerdistas da faculdade", como Mário Silva, diretor do Laboratório de Física da Universidade de Coimbra, que acabou por ser afastado e de quem Lacerda era bastante próximo. Apesar destas ligações, o foneticista assumia uma grande latitude nas suas relações, que abrangiam colegas próximos do nazismo e outros de países então comunistas, como a Hungria, o que hoje pode ser comprovado pela correspondência trocada com investigadores.

Armando de Lacerda em criança, com os pais e o irmão, por volta de 1908
Armando de Lacerda em criança, com os pais e o irmão, por volta de 1908 Arquivo Familiar Paulo Lacerda

Mas a história de Armando de Lacerda precede a do cientista. Armando Soeiro Moreira de Lacerda nasceu numa família favorecida da cidade do Porto em 1902, no romper do século XX. Perdeu o pai com 19 anos e a mãe pouco depois. Educado com as luzes do século XIX, fez-se culto e amante das artes, como a música erudita ou a poesia. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras do Porto com classificações elevadas, que o incentivaram, juntamente com os trabalhos experimentais na cidade natal e um curso de férias na Universidade de Berlim, a pedir uma bolsa para continuar os estudos na Alemanha, país onde se instala no verão do difícil ano de 1930. E enquanto o mundo tremia em todas as esquinas com o crescimento dos nacionalismos e a derrocada da economia, o cientista português focava as atenções na sua especialidade de eleição, a Fonética Experimental.

Depois de um ano em Hamburgo, Armando de Lacerda é convidado pelo diretor do Laboratório de Fonética da Universidade de Bona, Paul Menzerath, para continuar as suas investigações naquela cidade alemã. A bolsa é prorrogada, explica Quintino Lopes, com a justificação de que era necessário Portugal acompanhar a evolução da área da Fonética Experimental que acontecia nos principais centros universitários europeus e dos Estados Unidos. Um ano mais tarde, Simões Raposo - médico que se destacou no fim da Primeira República pela fundação e direção da Junta de Orientação dos Estudos, destinada a dar bolsas e criar institutos científicos e que constituiu o primeiro esforço no século XX para fomentar a investigação científica em Portugal - pede a Lacerda que se empenhe na montagem de um laboratório de fonética português. Tudo estaria a seu cargo, desde a escolha e organização do espaço, à decisão sobre qual o material de investigação mais indicado a adquirir e a definição dos trabalhos que ali seriam desenvolvidos. Lacerda tinha carta branca do regime para agir, o que só poderia acontecer porque estava garantido o suporte político de que as verbas necessárias apareceriam.

Em apenas dois meses, numa carta citada no livro de Quintino Lopes, o cientista informa que já tinha sido aceite como membro da International Society of Experimental Phonetics e avança mesmo que a criação de um laboratório em Portugal com o apoio da JEN permitirá organizar cursos para investigadores nacionais e estrangeiros, assumindo, mais uma vez, a ambição de atrair a nata da investigação da área para um país sem tradição ou provas dadas na Fonética Experimental. O ano de 1932 fica marcado ainda pela realização do I Congresso Internacional de Ciências Fonéticas, que teve lugar em Amsterdão. Autorizado pela comissão organizadora a proferir uma conferência na qual faria demonstrações de um novo aparelho de sua autoria, o policromógrafo, Armando de Lacerda tornar-se-ia num dos pólos de atração do encontro. "Reconhecendo a importância dessa participação, que consagraria um português como o criador de um novo método de investigação, o cromográfico - método de registo sonoro para análise de sons da linguagem - e garantindo a sua repercussão no desenvolvimento da Fonética Experimental em Portugal, a JEN concede um subsídio extraordinário de 11.000$00 para a construção do aparelho, que ficará em posse do Centro de Estudos Filológicos", explica Quintino Lopes.

Policromógrafo, Museu Nacional da Ciência e da Técnica, Coimbra
Policromógrafo Museu Nacional da Ciência e da Técnica (Coimbra)

Mais sensível e menos dispendioso do que os aparelhos inscritores de sons até então criados, e susceptível de permitir ao utilizador registar em algumas horas o que exigia semanas de trabalho, a apresentação do policromógrafo em Amsterdão terá sido um verdadeiro sucesso. No fim desse ano, Lacerda recebe o reconhecimento internacional, quando o presidente da International Society of Experimental Phonetics, E. W. Scripture, escreve a Paul Menzerath atestando-o: "Acabo agora mesmo de percorrer o trabalho genial de V. Xª e do Sr. Lacerda. Só posso dizer que sob o ponto de vista da aparelhagem e dos métodos se chegou a uma perfeição até hoje ainda não alcançada. Não posso deixar de admirar a genialidade e habilidade dos autores. Os registos propriamente ditos são de uma precisão e perfeição que não têm igual. As explicações das curvas são excelentes. As conclusões que se deduzem são da maior importância. O trabalho é certamente do melhor que se tem publicado na fonética experimental."

Apesar de ter sido convidado a permanecer em Bona, onde poderia reger um curso sobre cromografia apenas para investigadores, Lacerda acabaria por voltar a Portugal no verão de 1933, nomeado pela JEN para dirigir a instalação do primeiro laboratório nacional de fonética experimental. Quintino Lopes conta que, antes de partir da Alemanha, Lacerda apressa-se em encomendas de livros e instrumentos de investigação, graças a mais um subsídio extraordinário do governo português. Um novo horizonte parecia abrir-se.

Mas em Portugal nada é tão simples quanto parece. Durante 39 meses, Lacerda confronta-se com a dificuldade de verbas exíguas quando comparadas com a sua ambição e capacidade. Tem de reduzir as suas participações em reuniões científicas, abandonando totalmente as deslocações internacionais. Numa carta, o cientista expõe a sua frustração e desencanto: "Foi-me concedido o subsídio mensal de mil escudos por mais um ano; como não me é possível viver com essa quantia... vejo-me obrigado a frequentar a Escola Normal onde vou continuar os meus estudos durante tanto tempo interrompidos. [...] Desejava dedicar-me inteiramente ao laboratório que vai ser montado em Coimbra e poder continuar a trabalhar de forma a não descer do nível a que nos habituamos nos centros alemães de especialização, mas a índole portuguesa tão inimiga do entusiasmo pela investigação não permite que se abandone a rotina. Em Portugal, a investigação continua a ser um luxo porque no final de contas, salvo raras excepções, ninguém investiga coisa alguma, e como o resultado é nulo, só se admite o investigador amador que nunca tem tempo para investigar, pois a sua atenção tem de se dividir por muitas e variadas ocupações. Tentei todos os meios de luta mas encontrei por toda a parte a mesma apatia, reflexo natural duma sociedade que vê na Junta de Educação Nacional, apenas, um meio de se viajar à custa do Estado."

Armando de Lacerda a lecionar um curso de introdução à cromografia no Instituto de Fonética da Universidade de Bona, em 1933
Armando de Lacerda a lecionar um curso de introdução à cromografia no Instituto de Fonética da Universidade de Bona, em 1933 Arquivo Familiar Zamora Canellada
Gravação de discos em quimbundo no Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra, em 1939. Da esquerda para a direita: Mateus (locutor em quimbundo), Armando de Lacerda, Padre Domingos Baião (locutor em português) e o investigador da Universidade de Harvard, Francis M. Rogers
Gravação de discos em quimbundo no Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra, em 1939. Da esquerda para a direita: Mateus (locutor em quimbundo), Armando de Lacerda, Padre Domingos Baião (locutor em português) e o investigador da Universidade de Harvard, Francis M. Rogers Museu Nacional da Ciência e da Técnica (Coimbra)
Laboratório de Fonética Experimental, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Laboratório de Fonética Experimental, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra Fonte: Revista do Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

A 10 de setembro de 1936, contudo, são finalmente superadas as dificuldades e é publicado o Decreto-Lei nº 26994 que cria o Laboratório de Fonética Experimental da Faculdade de Letras de Coimbra e para ali convergiriam avultados subsídios, como explica Quintino Lopes, que apresenta a soma total de 162 mil escudos, entre 1934 e 1936. A ousadia de Armando de Lacerda concretiza-se na ocupação de várias salas para trabalhos laboratoriais (chegaram a ser dez salas), repletas de equipamentos para investigação, mesas para classificação e exame de registos sonoros, outras para a realização de trabalhos gráficos, uma câmara de captação microfónica para tomada e registo de som, uma sala de audições acusticamente condicionada associada a um pequeno auditório, uma fonoteca e um arquivo de gráficos e outros documentos, o arquivo sonoro dos falares regionais portugueses, uma sala de leitura e outra para serviços de direção". Um espaço essencialmente vocacionado para o estudo da língua portuguesa e as suas múltiplas entoações.

Alguns dos momentos mais interessantes do trabalho de Armando de Lacerda foram as viagens pelo interior do país à procura dos falares regionais. Minucioso, o investigador registava tudo em fotografia e em fichas individualizadas, com uma pormenorizada caracterização da pessoa ouvida. Nas fotografias aparece um país já extinto, com homens e mulheres identificáveis pelas roupas que vestiam, revelando um Portugal que já não há. Sempre com a primeira mulher, Berta, como companheira e ajudante e muitas vezes levando investigadores estrangeiros, Lacerda passou o país em revista. E encontrou portugueses como José Luzio, de alcunha Mariano, com 50 anos, que nasceu no concelho de Arraiolos, na freguesia de Nossa Senhora dos Mártires, viajou até Évora, Beja e "foi e voltou" de Espanha. Matador de porcos, foi entrevistado pelo cientista a 26 de maio de 1954. Na ficha, ficou registado que "sabia assinar o nome", mas revelava ter "integridade mental duvidosa" . Ou como Maria Helena, a Nicas, que nasceu em Mora, e com 22 anos já tinha ido quatro vezes a Lisboa e duas a Évora. "Criada de servir", era "vaidosa e pouco inteligente", foi entrevistada um dia depois de José e até cantou para Lacerda. Ou o Farrica, de nome Manuel Francisco, com 72 anos, também Arraiolos, que não passou de Évora e à frente da profissão "trabalhador", o cientista colocou um ponto de interrogação. Falhava na pronúncia dos erres e no dia da conversa mostrou-se "triste e cansado". Coimbra, centro do mundo fonético.

Imagens dos portugueses que colaboraram com a pesquisa de Armando de Lacerda sobre os falares regionais Biblioteca da Faculdade de Letras de Coimbra

Inspirado nos melhores exemplos europeus, durante os três primeiros anos de atividade, Armando de Lacerda vai a Londres, Bona e Berlim visitar outras centros congéneres, estabelece relações com a Universidade de Harvard e, desta forma, vai cumprindo a missão assumida perante a direção da Junta de Educação Nacional (JEN) em 1932 de colocar Portugal na centralidade da investigação de ponta em Fonética Laboratorial e, desta forma, atrair investigadores estrangeiros para o laboratório de Coimbra, onde poderiam especializar-se nos seus métodos de pesquisa, consagrando-os cientificamente. Num registo citado por Quintino Lopes aparecem os nomes de 13 investigadores internacionais visitantes, entre espanhóis, suecos, escoceses, ingleses, noruegueses, norte-americanos, franceses, brasileiros, italianos e até um vindo do Gana, entre 1939 e 1956. E surgem nomes sonantes de universidades como Uppsala, Harvard, Barcelona, Edimburgo, Oslo ou Milão, entre outras.

Algumas destas instituições reconhecem a importância do laboratório de Coimbra e a excelência da investigação de Lacerda ao concederem bolsas de estudos aos seus investigadores para estudarem em Coimbra. Foi o caso de Harvard, Uppsala ou Londres. O método português chega a ser exportado quando, em 1955, o reitor da Universidade da Bahia, no Brasil, convida Lacerda a criar o primeiro laboratório de Fonética Experimental da América do Sul. Segue-se o Rio de Janeiro, onde no Colégio Pedro II, renomada instituição pública de ensino secundário, também é instalado um espaço semelhante. Lacerda foi ainda convidado a lecionar na Universidade de Madison-Wisconsin e, já em 1965, no Queens College, em Nova Iorque.

IIPó e esquecimento

Deste período áureo, sobram hoje pilhas de mais de duas mil fotografias, muitos livros, opúsculos e registos dos mais variados tipos - legado da intensa dedicação de Armando de Lacerda à área da Fonética Experimental. Das instalações então ocupadas pelo cientista no subsolo da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, resta um pórtico de madeira, atualmente pintado de branco. Por baixo da tinta nova ainda é possível entrever as letras gravadas com o anúncio de que a partir dali entrava-se no território de Lacerda (Laboratório de Fonética Experimental). E nas paredes de algumas salas, hoje ocupadas por arquivos bibliográficos, existe uma cobertura de cortiça, traço visível de tudo o que desapareceu.

"Quem lá trabalha nem faz ideia do que se passou naquelas instalações durante a primeira metade do século XX", afirma Quintino Lopes, frequentador assíduo do espaço. Os mistérios sobre o trabalho de Lacerda acumulam-se, a maior parte dos livros ainda não foi analisada, como o papel com um organigrama manuscrito, em que para lá de categorias previsíveis como "registo sonoro" ou "medições e análises", surgem outras imprevistas - sob a referência a "manifestações linguísticas regionais", aparecem as palavras "candomblé", "capoeira", "maculelê" ou "samba de roda". O que terá Armando de Lacerda descoberto ao estudar estes aspetos da cultura brasileira que o fez dar-lhes tal estatuto?

Também das gravações encontradas em Coimbra, muito continua por descobrir. O que estará registado nas finas fitas castanhas, tão opacas quanto mais raros parecem ser os equipamentos disponíveis para as decodificar? Ainda não se sabe, embora a nova direção do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra se mostre interessado em ajudar a descobrir. A instituição guarda nas suas reservas um conjunto de instrumentos estranhos que pertenceram ao espólio de Armando de Lacerda. Peças agora incompletas e a pedir restauro, objetos que têm de ser recuperados, inventariados e, sobretudo, colocados à disposição da sociedade. Como o tonómatro multiplicador ou o tradutor de figurações tonais em configurações luminosas, para já segredos aos olhos leigos.

Policromógrafo hoje
Policromógrafo hoje Rúben Pereira

E assim, o que ficou do inovador trabalho de Armando de Lacerda vai se deixando cobrir de pó e esquecimento, sem conseguir interromper o ciclo de decadência que se iniciou na segunda metade da década de 60 do século XX, quando as atenções da ditadura tinham urgências maiores a acudir do que os ambiciosos projetos de fazer de Coimbra um centro da investigação mundial em fonética. Lacerda perdeu importância, viu desaparecer interlocutores e, como resultado, as suas dez salas foram sendo ocupadas por outras áreas de investigação, até que, já nos anos 70, tudo parecia caber num só quarto. E muito do seu equipamento se perdeu. No início dos anos 70, Armando de Lacerda contacta ele próprio a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dizendo que o laboratório de Coimbra iria fechar e oferecendo o material que quisessem. Algumas peças acabariam por ser transferidas para o Laboratório de Fonética e de Fonologia, atualmente o único do género em Portugal.

IIIOs sonhos por cumprir

As portas da última sala do laboratório fecharam-se em 1979. Já ninguém se recordava do que em 1955 parecia ser uma sentença gravada em pedra, quando em Harvard se ousava dizer que "na Universidade de Coimbra está soberbamente instalado o Laboratório de Fonética Experimental. Créditos devidos ao seu genial diretor, Dr. Armando de Lacerda". "O trabalho do meu avô era uma forma de arte e era sociologia como quando percorreu o país a registar os falares regionais e acabou por fazer o retrato de um país, mas era também um trabalho técnico, que passou pela criação de dispositivos especificamente concebidos por ele para registar os sons", afirma Paulo Lacerda, o neto cujo rosto faz lembrar a imagem de Lacerda, fixada nas muitas fotografias a preto e branco do cientista guardadas pela família.

É também muito de Armando de Lacerda que ainda marca a memória de Paulo, como a imagem de ver o avô a escrever "muito depressa à máquina" e ainda hoje o barulho da sineta, cada vez que Lacerda trocava de linha, soa-lhe nos ouvidos à saudade. Lembra-se de a avó Adélia (segunda mulher de Armando de Lacerda) dizer que o marido "escrevia ao ritmo do pensamento" e que a velocidade devia-se à prática do piano. Fragmentos familiares do cientista que em 1933, enquanto em Berlim cresciam as sombras do nazismo, vivia em Bona, trabalhava no Instituto de Fonética, e sonhava com a possibilidade de criar "uma máquina falante [que] permitirá aos mudos exprimirem os seus pensamentos, manejando um simples teclado". Um homem que deixou marcas em investigadores de vulto como Francis Millet Rogers, da Universidade de Harvard, que evocando a morte do português com quem durante quatro meses em 1939 estudou em Coimbra, não teve pudor em afirmar: "infelizmente, o mundo falhou em apreciar até que ponto ele havia antecipado muitas ideias e descobertas da era posterior."

Armando de Lacerda, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, em 1958
Armando de Lacerda, na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, em 1958 Arquivo Familiar Paulo Lacerda

Um homem que não se fechou no seu querido laboratório, mas escreveu mais de dez peças de teatro, obras de poesia, e deixou um legado ainda longe de estar todo estudado. Uma personagem que não cessa de surpreender, mesmo ao próprio neto, que encontrou na última página do último livro de Armando de Lacerda - "Objetos verbais e Significado Elocucional Toemas e Entoemas Entoação" - a citação a propósito do que o próprio autor diz ser "a impossibilidade de verbalizar o que se pensa ou sente", de um verso de um seu grande amigo, o poeta Campos de Figueiredo, que parece revelar tanto pelo pouco que enuncia: "Anda comigo/ Uma palavra que não digo,/ Porque é só pensamento".

E Paulo desabafa, como só alguém de família pode desabafar: "Como neto direi que sintetiza a personalidade e sentimento do meu avô ao terminar a carreira e fechar a porta do laboratório ou do que deste ainda restava. Foi o primeiro a entrar e o último a sair." Para concluir: "O rigor científico do meu avô impôs-se à política. Sofreu com as invejas dos colegas no declínio do Estado Novo; dependia das verbas públicas, mas nunca calaram-lhe a voz", revela. Hoje, a família sente "necessidade de fazer justiça" ao trabalho do cientista, que chegou a pedir ao Governo que o ajudasse a registar as patentes dos equipamentos que criava e viu os seus pedidos recusados.

Numa foto enviada por Paulo Lacerda, o empresário então uma criança com não mais de oito anos, aparece por trás das pernas do avô. Armando de Lacerda morreu em 1984, com 82 anos. Muito do seu trabalho se perdeu, outro tanto está por estudar. Há cerca de um ano, Quintino Lopes, com a colaboração dos Serviços de Informática/Audiovisual da Universidade de Évora, avançou com a produção de um documentário sobre o cientista e o seu Laboratório de Fonética Experimental de Coimbra. Pode ser que finalmente Portugal se reveja nos falares regionais fixados por um cientista, que, como deixa escapar o neto, aprendeu que "pior do que morrer, é ser esquecido".


Texto |Christiana Martins Vídeo e edição |Rúben Tiago Pereira Música |Alec Slayne e Cody High Web Design |João Melancia e Tiago Pereira Santos Web Developer |Maria Romero Coordenação editorial |Joana Beleza Direção |João Vieira Pereira AgradecimentosAgradecemos ao Laboratório de Fonética e Fonologia da Faculdade de Letras de Lisboa, a permissão para utilizar as instalações para gravar a entrevista a Quintino Lopes.

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