Citroën ë-C3 chegou para democratizar a mobilidade elétrica
Acessível no preço, ousado na atitude e revolucionário, o novo modelo da marca francesa é o único automóvel elétrico europeu com preço abaixo dos 25 mil euros. A ambição é conquistar a liderança do segmento

Ser o número um na mobilidade acessível é o grande objetivo da nova gama Citroën C3, um modelo que renasceu para revolucionar o segmento B com soluções adequadas às necessidades do condutor moderno: segurança, diversão, sustentabilidade e poupança. A proposta é nova, carregada de estilo, conforto e tecnologia, mas consigo carrega a herança de sucesso do modelo que tem sido, ao longo de mais de duas décadas, acarinhada por milhões de consumidores.
Desde 2002, foram vendidas mais de 5,6 milhões de unidades com três gerações automóveis que vieram aperfeiçoando a receita de um produto vencedor, que conquistou 11% de quota de mercado no segmento. Este ano é marcado pela renovação do C3, focado em oferecer uma proposta de valor sem igual no mercado europeu, disponível com 3 ofertas distintas de motorização, 100% elétrico, híbrido e gasolina.
Ao nível do design, a nova cara do C3 não passa despercebida onde quer que vá
Ao nível do design, a nova cara do C3 não passa despercebida onde quer que vá
Mas, afinal, o que muda? A grande aposta da Citroën passa por ‘encorpar’ o C3, que, embora se mantenha no segmento B, ganha uma atitude de SUV que permite juntar o melhor de vários mundos: as dimensões de um automóvel citadino, com o estilo inconfundível de um SUV e uma posição de condução mais elevada. Combinadas, estas duas características tornam-no numa opção inteligente para famílias, mas também para empresas.
Ao nível do design, a nova cara do C3 não passa despercebida onde quer que vá. O exterior redesenhado e arrojado pisca o olho a quem procura linhas suaves, urbanas e com apontamentos aventureiros. No interior, conforto e pragmatismo são palavras de ordem. O C3 está mais espaçoso, especialmente para os ocupantes dos bancos traseiros, e conta com um tablier simples e intuitivo – tudo parte do novo conceito Citroën C-Zen Lounge.
O caminho é, assegura a marca francesa que integra o grupo Stellantis, garantir a liderança do segmento B já em 2025 e para isso, o C3 guarda fortes trunfos na manga.
Nasceu o game changer elétrico
Apesar de se apresentar com três motorizações distintas, o renovado modelo da Citroën encontra na versão elétrica o seu maior argumento. O ë-C3 chega ao mercado como o único automóvel elétrico europeu com preço de arranque abaixo dos 25 mil euros, valor desenhado para potenciar a revolução da mobilidade sustentável e, sobretudo, para democratizar o acesso a soluções eletrificadas e de qualidade à generalidade dos consumidores.

Garantir um preço justo para o cliente não significa, porém, disponibilizar uma oferta de menor qualidade. A dimensão do grupo Stellantis e o avanço tecnológico da Citroën permitiram construir um veículo atrativo, distinto, confortável e dentro de um orçamento controlado.
Para Hugo Sequeira, diretor de Marketing da Citroën Portugal, com o lançamento do C3 100% elétrico a marca abre portas à democratização da mobilidade elétrica.
Ao volante deste C3 vai poder percorrer até 320 quilómetros em ciclo WLTP, a autonomia ideal para os percursos diários e as escapadinhas de fim-de-semana. Se precisar de carregar a bateria, não há nada a temer: o carregamento rápido permite ir dos 20 aos 80% em apenas 26 minutos. Debaixo do capô está um motor elétrico automático com 113 cavalos de potência.
O Citroën ë-C3 está disponível a partir de 23.300 euros ou com uma mensalidade de 149 euros.
GAMA DE MOTORES COMPLETA
Para quem a eletrificação a 100% ainda não é a solução certa, o C3 está ainda disponível com um motor Híbrido, que torna a eletrificação ainda mais acessível. A hibridização permite combinar um motor a gasolina de três cilindros, com 100 cavalos de potência, concebido especialmente para se adaptar a este novo sistema híbrido e que funciona acoplado à nova caixa de velocidades eletrificada, de dupla embraiagem, que integra um motor elétrico de 21 kW. Conjuga com uma bateria de 48V, que além de ser compacta e leve, permite fazer até 50% das deslocações em cidade em modo elétrico.
A marca garante que a versão híbrida permite poupar até 10% nas emissões de CO2 e nos consumos de combustível em comparação com uma versão equivalente a gasolina. Está disponível a partir de 20.200€ na sua versão YOU pack PLUS. Já a motorização térmica a gasolina conta com um motor turbo 1.2 litros com 100 cavalos que funciona em combinação com a caixa de seis velocidades manual, os preços começam nos 14.990 euros.
TECNOLOGICAMENTE DO FUTURO
A aposta em equipamento tecnológico avançado é uma característica da Citroën desde que há memória e o novo C3 não é exceção. O citadino com atitude de SUV chega ao mercado mais conectado do que nunca, com duas opções de infotainment para corresponder às necessidades de todos os condutores e de todas as carteiras. Nas versões de equipamento YOU, está disponível a Smartphone Station, um suporte inovador que permite acoplar o telemóvel e aceder a uma aplicação dedicada. Esta app dá acesso rápido a atalhos para o telefone, navegação, rádio e música, funções que podem ser controladas através dos comandos no volante.
Já para quem prefere uma experiência mais completa, as versões MAX apresentam um ecrã tátil de 10,25 polegadas, que inclui navegação 3D e permite espelhar o smartphone através de Apple CarPlay e Android Auto.
Pela primeira vez, a suspensão Citroën Advanced Comfort está disponível neste segmento e de série em todas as versões. Ao nível da segurança, não há poupanças na 4ª geração do C3. Estão disponíveis, por exemplo, uma tecnologia de travagem de emergência para ajudar a evitar acidentes ou o alerta ativo de transposição involuntária de faixa de rodagem, que ajuda o condutor a manter-se na trajetória correta. O equipamento inclui ainda o reconhecimento de sinais de velocidade, travão de estacionamento elétrico (apenas nas versões MAX ou com a opção Pack PLUS e limitado à motorização elétrica ou híbrida), sistema de assistência ao arranque em plano inclinado ou a comutação automática dos máximos (MAX).

UM CARRO ÚNICO PARA CADA CONDUTOR
Personalização podia ser o nome do meio deste automóvel, disponível com dois níveis de equipamento (YOU e MAX) e com várias opções de cores, que podem ser combinadas de várias formas. O novo C3, tem ainda um opcional, designado por pack PLUS que dá acesso, em comparação à versão de entrada de gama, à personalização Bi-Tom com barras de tejadilho, jante 17”, bancos Citroën Advanced Comfort, volante em pele, My Citroën Play Plus com ecrã de 10,25” com ligação sem fios do smartphone e espelhos retrovisores elétricos, sensor de chuva e sensor de luz com luzes de cruzamento automáticas.
Expresse a sua personalidade com a combinação de cores na carroçaria e no tejadilho para tornar o seu veículo único. Além disso, o C3 estreia um novo tipo de personalização designado por Color Clips que estão disponíveis em seis cores – estes clips podem ser adquiridos separadamente (como acessório de após-venda) e alterados a qualquer altura.
Em 2025, este novo C3 trará mais novidades e democratização com a introdução de um novo motor elétrico com 200 km de autonomia que se espera que seja comercializado abaixo dos 20.000€.

O DESTINO É A NEUTRALIDADE CARBÓNICA
No início de 2022, o grupo Stellantis comprometeu-se publicamente em acelerar o caminho da sustentabilidade com a publicação do plano estratégico “Dare Forward 2030”. O objetivo é alcançar a neutralidade carbónica até 2038 (12 anos antes do limite imposto pela União Europeia), alcançando, até ao final desta década, uma redução drástica para metade das emissões de CO2.
A aposta na eletrificação do grupo conta com todos os contributos, incluindo da fábrica da Stellantis em Mangualde, que tem já em pleno funcionamento o seu parque fotovoltaico com mais de seis mil painéis e capacidade para satisfazer 32% das necessidades anuais de energia elétrica da unidade fabril. Este grande projeto vai evitar 2.500 toneladas de emissões anuais de CO, o equivalente à captura de CO por cerca de 16 mil árvores.
Com 105 anos de história, a Citroën está comprometida com um futuro em que a mobilidade sustentável é uma realidade acessível a todos para que o planeta possa respirar livremente.
Com o projeto “Moving Electric” revelamos a transformação que o Grupo Stellantis está a promover para conseguir alcançar a neutralidade carbónica até 2038, com foco no que é realmente importante: as pessoas e a sustentabilidade. Como é que a Fiat está a eletrificar os seus ícones? Quais são os argumentos dos modelos E-308 e E-308 SW da Peugeot que nos podem levar a trocar a combustão pela energia elétrica? Através de um conjunto de conteúdos destacamos ainda a forma utilizada pela Jeep para eletrificar o seu espírito de aventura, falamos sobre um SUV inovador com uma autonomia de referência e celebramos o 125.º aniversário da Opel com a visão de futuro da marca para a mobilidade elétrica. E ainda mostramos como o Citroën Ami continua a ser uma das soluções mais engenhosas para enfrentar a mobilidade urbana, e como, a Alfa Romeo está de volta com um novo modelo eletrizante. Veja ainda aqui o novo Peugeot E-5008.