Um Ami para todas as ocasiões
O Citroën Ami está claramente noutro nível quando se fala sobre os desafios de mobilidade nas cidades. Este pequeno, com 4 anos de idade, tornou fácil o que à primeira vista podia parecer tão difícil

O pequeno Ami da Citroën assinalou em abril o seu quarto aniversário na Europa, ultrapassando a marca dos 50 mil clientes em 14 países, mas os anos não passam por ele. Continua a ser uma das soluções mais engenhosas para enfrentar a mobilidade urbana. Mais do que um automóvel, o Ami tem uma vida própria, uma “vibe” capaz de contagiar o mais cético dos condutores. Porque mais do que uma viatura 100% elétrica, é uma forma de estar e de sentir a estrada.

Imagine uma bicicleta. Uma trotinete. E agora o Citroën Ami. Por incrível que pareça, é este o campeonato que o Ami disputa. Com os olhos postos nos desafios da micromobilidade, a Citroën conseguiu, através deste modelo, criar o seu próprio espaço no terreno dos adversários. Analogias futebolísticas à parte, pode apresentar-se, rapidamente, desta forma: é um veículo com dois lugares 100% elétrico, acessível, seguro, confortável e que em alguns países pode até ser guiado por jovens a partir dos 16 anos, sem carta de condução.
O PODER DE SER DIFERENTE
Através de uma irreverência muito própria, o Ami contribuiu decisivamente para mudar a paisagem urbana, dando-lhe uma cor e uma atitude que não é assim tão fácil de encontrar na indústria automóvel. Uma ousadia, talvez, que redefiniu as fronteiras do que era possível produzir com quatro rodas e simultaneamente uma resposta muito objetiva às necessidades da grande maioria dos utilizadores a quem este Ami “pisca o olho”, aqueles que até nem fazem assim tantos quilómetros por dia, mas que o querem fazer confortavelmente, em grande estilo, e com respeito pelo ambiente.

Recorrendo a um design fora do comum, o Citroën Ami consegue ser alvo de todas as atenções à sua passagem. Se o seu objetivo é passar despercebido ao volante pode já riscar o Ami, pois isso é absolutamente impossível de concretizar num veículo que parece situar-se bem mais à frente do que o tempo em que vivemos.
Com mais de 1500 unidades comercializadas em Portugal, desde o seu lançamento, em setembro de 2021, o Ami integra a categoria de quadriciclos ligeiros (tipo L6e), podendo ser conduzido por maiores de 16 anos, com carta da categoria “AM”. Esta abertura pode, à primeira vista, catalogar este Citroën como um veículo vocacionado sobretudo para os jovens, mas na prática, e como confirma o diretor de marketing da Citroën Portugal, é um veículo “para todos”. Porque a sua funcionalidade e versatilidade têm essa capacidade extra de se sobrepor a lugares-comuns.
SOLUÇÃO COMPLETA
No capítulo da versatilidade, o Ami responde a diversas necessidades, inclusive as de carácter mais profissional. No mês passado, a Citroën propôs o My Cargo, um módulo inteligente proposto como acessório que permite ao Ami conservar um espaço de carga prático e funcional, no lugar do banco do passageiro. E não prescinde da possibilidade de transportar duas pessoas.
Com uma simples operação de montagem, é fácil transformar o Ami num Ami com mais espaço de carga – até 200 litros ou num total de 340 litros –, recorrendo a duas secções com seis painéis e a uma rede de ocultação. Sim, é assim tão fácil. E em qualquer altura, os três elementos que compõem este kit podem ser dobrados e guardados numa bolsa específica.




De resto, parece não haver limites para o que o Ami pode ser. E do outro lado, do lado do público, parece haver recetividade para tudo. Inclusive em Portugal, onde a edição limitada Ami Buggy esgotou em três horas e dez minutos. Tal como a procura para o concerto de uma “pop star”, este foi o tempo que bastou para vender os únicos 50 exemplares destinados ao mercado português.

Edição limitada Ami Buggy
Edição limitada Ami Buggy
Mais recentemente, e à boleia do quarto aniversário, a Citroën introduziu novas versões e cores. O Citroën Ami passou a estar disponível na nova cor night sepia e a gama foi redesenhada através da fusão das versões topo de gama Tonic e Pop, passando a existir a Peps, uma variante que combina contrastes, grafismos e detalhes coloridos, com equipamentos que nos facilitam o dia a dia.

O My Ami Peps completa a versão de entrada Ami Ami e as versões do coração de gama My Ami Orange, Grey e Blue.
No exterior, e através de um look mais desportivo, esta nova versão parece estar sempre pronta para abrir espaço no trânsito. O lado irreverente, como não poderia deixar de ser, mantém-se “lá em cima” com uma faixa gráfica, diversos autocolantes (alguns em amarelo ácido) e muitos outros detalhes que fazem o Ami destacar-se das restantes soluções de mobilidade.
Já no interior é possível encontrar uma série de pormenores pensados para nos facilitar a vida, como um suporte para o smartphone, redes, um gancho para sacos e vários compartimentos de arrumação. Entre as soluções tech, estão a caixa de conetividade Data@Ami, o interface My Ami Play e o botão inteligente Citroën Switch colocado no volante, para que o condutor possa manter sempre os olhos na estrada.
POR CAUSA DO AMI
Para além do seu papel revolucionário na mobilidade, o Ami também quer deixar a sua marca em projetos de responsabilidade social. Nasceu assim, e no âmbito da My Ami Causes, o “Ami acerta no cesto”, uma iniciativa que disponibiliza à população um espaço desportivo em Caxias, criado a partir da recolha, tratamento e reutilização de resíduos.
Desenvolvido em conjunto com a Câmara Municipal de Oeiras, este projeto sustentável requalificou uma área com cerca de 500 metros quadrados.
Com a requalificação do novo campo em Oeiras, este Citroën posiciona-se também como um Ami “da comunidade”. Ou seja, o seu poder de transformar as cidades estende-se também à forma como promove o desporto e um estilo de vida mais saudável.
Em jeito de balanço dos quatro primeiros anos de vida do Citroën Ami, quase apetece dizer que, afinal, era assim tão fácil dar um contributo significativo para a mudança do paradigma da mobilidade. Com o lançamento deste veículo 100% elétrico, o construtor responde a várias premissas de uma assentada. Independentemente do que acontecer amanhã, o Ami já escreveu, hoje, a sua parte da história.
Centrado no tema da mobilidade, o projeto “Moving Electric” revela os passos que o Grupo Stellantis está a dar para conseguir alcançar a neutralidade carbónica até 2038. Como é que a Fiat está a eletrificar os seus ícones? Quais são os argumentos dos modelos E-308 e E-308 SW da Peugeot que nos podem levar a trocar a combustão pela energia elétrica? Através de um conjunto de conteúdos destacamos ainda a forma utilizada pela Jeep para eletrificar o seu espírito de aventura, falamos sobre um SUV inovador com uma autonomia de referência e celebramos o 125.º aniversário da Opel com a visão de futuro da marca para a mobilidade elétrica.