A Alfa Romeo está de volta com um novo modelo eletrizante

Famosa pelos seus carros desportivos e plenos de atitude, a icónica marca italiana regressa de olhos postos no futuro, mostrando que é possível aliar sustentabilidade ao prazer de conduzir. O Alfa Romeo Junior Elettrica é o primeiro modelo totalmente elétrico da marca e apresenta-se com um design pronto a conquistar uma nova geração de condutores

A Alfa Romeo não faz por menos. Em cada modelo que lança reúne os seus melhores atributos e o Junior Elettrica não é exceção. Desportivo e atraente, o mais recente compacto desportivo da marca milanesa surge no mercado com a melhor dinâmica de condução da sua classe focado na inovação, no design e na experiência de condução envolvente que oferece, com zero emissões.

O novo Junior é um manifesto de estilo e marca o início de uma nova era da marca milanesa

O novo Junior é um manifesto de estilo e marca o início de uma nova era da marca milanesa

Na verdade, o Junior não é apenas um automóvel, é um manifesto de estilo, desempenho e respeito pelo ambiente. Equipado com um motor 100% elétrico de nova geração, está disponível em três versões – o Elettrica e Elettrica Speciale, com 156 cavalos, e o topo de gama Alfa Romeo Junior 280 Veloce, com 280 cavalos de potência e máxima performance – e três packs (Techno, dedicado à segurança, tecnologia e funcionalidade; Premium, a pensar no conforto e exclusividade; e Sport, direcionado para a desportividade).

A bateria de 54 kWh confere ao automóvel uma autonomia de até 410 quilómetros em ciclo combinado WLTP e de 590 quilómetros em urbano, eliminando as preocupações de carregamento, o que permite desfrutar a viagem com total tranquilidade. 

TRADIÇÃO E MODERNIDADE 

A nova linguagem do design faz do Junior um exemplo em que a tradição e a modernidade se fundem através de vários elementos que refletem a herança da marca, nomeadamente as referências diretas do design exterior a modelos históricos, como o Giulia TZ, com a sua “cauda truncada”, vãos reduzidos e as cavas das rodas “musculadas”. Também o seu lendário escudo, nas variantes Leggenda e Progresso, talvez a assinatura mais famosa e reconhecível no mundo automóvel, é um fator identitário histórico da Alfa Romeo.

Do lado da modernidade, o modelo incorpora tecnologias avançadas e estilos contemporâneos, de que são exemplos o visual arrojado da frente, os faróis 3+3 Full LED Matrix adaptativos, e elementos digitais, como o ecrã TFT de 10,25 polegadas e o sistema tátil, que facilitam a interação intuitiva e personalizável com as funcionalidades do veículo. 

Por sua vez, ao nível do conforto dos interiores, o design foca-se na experiência de condução, com um painel de instrumentos orientado para o condutor; navegação conectada, entre outros serviços, a mais de 600 mil pontos de carregamento através do EV Routing, que gere as necessidades de carregamento do cliente, de forma automática e sem complicações; e bancos desportivos Sabelt que combinam resistência, ergonomia e leveza. Além disso, o Junior Elettrica oferece um conjunto de assistências à condução e características de conforto avançadas, como a maior bagageira (400 litros) do segmento e a tecnologia de acesso de proximidade e de sensores de estacionamento de 360°, em que a câmara traseira de 180° monitoriza a área circundante, para proporcionar um sistema de estacionamento semiautónomo inovador e útil.

Item 1 of 5

O resultado é um automóvel atrativo que honra o passado da marca enquanto abraça o futuro, a pensar numa nova geração de condutores cada vez mais exigentes, mas que apreciam igualmente o lado simples, prático e sustentável da mobilidade.

Compacto, o Alfa Romeo Junior possui a maior bagageira da sua classe, com uma capacidade de carga de 400 litros

Compacto, o Alfa Romeo Junior possui a maior bagageira da sua classe, com uma capacidade de carga de 400 litros

LEGADO DE DESPORTIVIDADE 

Este modelo garante uma resposta ágil e uma condução fluida a que se junta a tradicional sensação desportiva desde sempre associada à Alfa Romeo. A equipa que coordenou o desenvolvimento da dinâmica de condução é a mesma que desenvolveu o emblemático Giulia GTA no centro de testes de Balocco, na província de Vercelli (Itália), entre outros “clássicos” desportivos da marca, com o objetivo de proporcionar ao Junior Elettrica a melhor aderência à estrada da sua classe, graças a soluções técnicas específicas, sobretudo na versão Veloce, que tem a direção mais direta do segmento (14.6), especialmente calibrada para ser extremamente precisa. Por outro lado, ainda neste modelo “veloz”, destaca-se: a suspensão desportiva rebaixada em 25 milímetros; as barras estabilizadoras dianteiras e traseiras extradesportivas, que ajudam a curvar rapidamente com um elevado nível de aderência; o sistema de travagem com discos dianteiros de 380 milímetros e pinças monobloco de quatro êmbolos; a melhor tração possível em todas as condições graças ao diferencial autoblocante Torsen; e uns pneus de 20 polegadas de alto desempenho específicos para veículos elétricos que oferecem uma grande aderência.

Presente, ainda, o sistema Alfa DNA, o modo Dynamic, com calibração específica da direção e do acelerador, que maximiza o desempenho e o prazer de condução mesmo na mobilidade quotidiana. 

Tudo isto constitui a base de um automóvel compacto único, com um carácter desportivo puro e inconfundível da Alfa Romeo. 

Refira-se que o Elettrica tem um “irmão” híbrido de 136 cavalos de potência máxima e motorização 48-V Hybrid VGT em duas versões. O Ibrida e o Ibrida Speciale permitem conduzir em ambiente citadino em modo elétrico durante mais de 50% do tempo, garantindo uma condução sem emissões durante as manobras de estacionamento, ao circular a baixa velocidade em zonas urbanas ou fora delas e em situações de reduzidas solicitações ao acelerador. 

Destinado a alterar profundamente o conceito de automóvel desportivo no maior segmento da Europa, os compactos, o novo Alfa Romeo Junior tem pouco mais de quatro metros de comprimento, espírito desportivo que vai além do desempenho e um posicionamento claramente Alfa Romeo, que faz jus à história da marca que nasceu em Milão, Itália, em 1910, sob o nome A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili), e que logo no início se concentrou em produzir carros de corrida de elevada qualidade e performance e design inovador. 

Ao longo dos anos, construiu modelos verdadeiramente exclusivos, como o Giuletta Spider (1955), o 33 Stradale (1968), o 8C Competizione (2007) ou o Giulia Quadrifoglio (2015), entre tantos outros. 

A mítica marca entra assim numa nova era da mobilidade: a da desportividade sustentável que certamente vai continuar a despertar paixões.

Com o projeto “Moving Electric” revelamos a transformação que o Grupo Stellantis está a promover para conseguir alcançar a neutralidade carbónica até 2038, com foco no que é realmente importante: as pessoas e a sustentabilidade. Como é que a Fiat está a eletrificar os seus ícones? Quais são os argumentos dos modelos E-308 e E-308 SW da Peugeot que nos podem levar a trocar a combustão pela energia elétrica? Através de um conjunto de conteúdos destacamos ainda a forma utilizada pela Jeep para eletrificar o seu espírito de aventura, falamos sobre um SUV inovador com uma autonomia de referência e celebramos o 125.º aniversário da Opel com a visão de futuro da marca para a mobilidade elétrica. E ainda mostramos como o Citroën Ami continua a ser uma das soluções mais engenhosas para enfrentar a mobilidade urbana.