"Sniper Americano", o filme que irá estrear nos cinemas portugueses a 15 de janeiro, esteve para ser realizado por Steven Spielberg, que acabou por abandonar o projeto, sendo substituído por Clint Eastwood.
Depois dos dois filmes que Eastwood levou a cabo sobre o envolvimento do Japão na Segunda Guerra Mundial, o realizador volta a um cenário de conflito armado, mas desta feita em tempos bastante mais recentes.
O filme é baseado no livro de Chris Kyle "American Sniper: The Autobiography of the most lethal sniper in U.S. Military History".
Ao longo das quatro vezes que foi destacado para o Iraque, Kyle eliminou pelo menos 160 pessoas, o que constituiu um recorde na história militar norte-americana e lhe valeu a alcunha de "lenda". A sua missão era proteger os seus irmãos de armas e consta que terá conseguido salvar muitos deles. Os seus feitos chegaram às linhas inimigas, transformando-o num alvo a abater.
O Pentágono optou por não tornar pública a sua história, que acabou ser divulgada pelo próprio no livro autobiográfico.
No filme em que Kyle surge interpretado por Bradley Cooper, é reconstituído o seu percurso, incluindo flash backs até à sua infância no Texas e as dificuldades de readaptação após as suas missões no Iraque.
"Sniper Americano" ("American Sniper")
Realização Clint Eastwood
Com Bradley Cooper, Sienna Miller, Brian Hallisay, Luke Grimes, Jake McDorman, Max Charles
134 min.