"A Emigrante" é um filme sobre uma relação de exploração e de subjugação extrema que remete para a situação de enorme vulnerabilidade em que estiveram muitos daqueles que procuraram refúgio na América dos anos 1920.
Numa grande interpretação, Marion Cottilard surge como Ewa, a bela e recatada polaca que viaja com a irmã até a Nova Iorque à procura do sonho americano. Os pais de ambas haviam morrido na Primeira Grande Guerra e elas traziam consigo a morada dos tios que lhes iriam dar guarida.
Mas a irmã contraiu tuberculose durante a viagem e é barrada à entrada nos Estados Unidos, enquanto Ewa irá cair nas malhas de Bruno (Joaquin Phoenix, que mais uma vez surgiu como ator principal num filme de James Gray), um proxeneta que tinha ido à Ellis Island à procura de mais uma presa e que não lhe dará a mínima hipótese de escapatória.
Nova Iorque surge como uma cidade cruel, uma selva de pequenos bairros, onde os recém-chegados facilmente ficam isolados e encurralados.
Ewa vem de um meio fortemente católico, mas ficará refém desse homem que a obrigará a agir contra todos os seus princípios morais.
"A Emigrante" ("The Immigrant")
Realização James Gray
Com Marion Cotillard, Joaquin Phoenix, Jeremy Renner, Angela Sarafyan
120 min.