"Ciclo Interrompido" foi o candidato belga ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e, embora tenha perdido a estatueta para o italiano "A Grande Beleza", essa nomeação terá muito provavelmente contribuído para que o filme tenha estreado nos cinemas portugueses.
Baseado numa peça de teatro com o mesmo nome, o filme parte do momento em que Elise e Didier sabem que a sua filha de seis anos padece de um cancro, para depois recuar sete anos, até à altura em que os dois se conheceram e apaixonaram.
Absolutamente fascinado por o revivalismo de um certo imaginário norte-americano, Didier era uma espécie de cowboy boémio, que vivia numa roulotte na sua propriedade rural e tocava com a sua banda de "bluegrass music" nos bares da região. Elise fazia tatuagens na sua loja e, tal como ele, era um espírito livre.
A paixão entre os dois surge de forma muito espontânea e imediata, dando origem a uma bela história de amor, que terá com o nascimento de Maybelle o elemento que os fará levar a sua relação mais longe, contrariando o que até fora o seu modo de vida - o de uma existência marcada desprendida e sem grandes compromissos.
Tudo isso surge como uma espécie de fluir natural da vida, que será tragicamente quebrado.
O filme é construído entre flaskback e flashforwards, mostrando como o amor nascido dessa relação não terá força suficiente face à doença da Maybelle.
O casal começa por se unir para ajudar a filha no penoso processo de tratamentos. Elise é bastante mais mística, enquanto Didier é totalmente cético, diferenças que de início funcionavam como complemento entre ambos, mas que irão depois revelar-se inconciliáveis, no momento de rutura, do qual nenhum deles se conseguirá recompor. Recheado pelo lirismo de uma magnífica "bluegrass music", apresentada dentro do cenário da Bélgica rural flamenga, "Ciclo Interrompido" é um melodrama tão belo quanto triste.
"Ciclo Interrompido" ("The Broken Circle Breakdown")
Realização Felix Van Groeningen
Com Veerle Baetens, Johan Heldenbergh, Nell Cattrysse, Bert Huysentruyt, Geert Van Rampelberg
111 min.