A FIAT eletrifica os seus ícones para um futuro mais sustentável
FIAT, a marca mais vendida do Grupo Stellantis, reforça na mobilidade elétrica e vai lançar um novo veículo todos os anos até 2027

Os anos passam, a tecnologia evolui e a FIAT tem conseguido aproveitar as características que melhor definem os seus modelos, para acompanhar, com sucesso, a evolução do mercado. Mesmo quando fechamos o ângulo para nos posicionarmos apenas no mercado dos automóveis 100% elétricos. Os números estão aí para prová-lo. O 500e, por exemplo, tem sido, desde o seu lançamento, o automóvel urbano elétrico mais vendido na Europa e está também no lugar maior do pódio da Stellantis – é o veículo elétrico mais vendido do grupo. E ainda no campo das estatísticas, a FIAT é também a marca mais vendida do Grupo Stellantis em todo o mundo, atingindo um total de 1,35 milhões de veículos.
A marca italiana do Grupo Stellantis não podia estar mais bem preparada para abraçar o futuro. A FIAT tem construído a sua reputação, recorrendo a um histórico que apaixonou gerações, conseguindo sempre atualizar-se para corresponder às novas necessidades. E olha para um futuro (muito próximo!) com uma vitalidade fora de série. A marca pretende disponibilizar versões 100% elétricas em todos os modelos da sua gama até 2027 e está no bom caminho pois atualmente já dispõe de, pelo menos, uma versão eletrificada em cada um dos modelos da sua gama.
O TRIUNFO DO CINQUECENTO
Numa altura em que prepara a chegada a Portugal do novo Topolino, e já lá vamos ao “irmão mais novo” do 500, é incontornável olharmos para o modelo que é uma referência no domínio da mobilidade elétrica na Europa – o FIAT 500e. Para além de contar com uma das mais amplas gamas "zero emissões", este modelo está também disponível em três versões de carroçaria: berlina, cabrio e 3+1. Ou seja, ninguém está limitado na escolha, podendo, desta forma, conduzir um 500 elétrico a bateria à medida da sua personalidade.
Por outro lado, é inegável que o 500 dos nossos tempos continua, tantos anos depois do modelo que o inspirou, com um charme italiano indescritível. Aquele que foi, na sua origem, um dos símbolos da democratização do automóvel, desempenha ainda hoje um papel determinante nas nossas cidades, respondendo com uma agilidade fora do comum ao desafio do trânsito urbano. E, no caso do novo 500e, com uma impressionante autonomia que chega aos 460 km, mais do que suficiente para deslocações nas cidades e áreas metropolitanas.





Não saímos deste ambiente citadino sem referir um lançamento que se enquadra perfeitamente na missão da FIAT, de ser líder em mobilidade urbana sustentável e acessível a todos. Inspirado pelo primeiro FIAT 500, o novo Topolino tem tudo para cativar e em Portugal pode ser conduzido a partir dos 16 anos, com uma licença da categoria AM. Com dois lugares e apenas 2,53 m de comprimento, e 1,40 m de largura, o novo FIAT vai chegar em duas carroçarias – o Topolino “fechado” e o Topolino Dolcevita “aberto” – e presta homenagem à história da marca e à sua capacidade de inovar. É um veículo que claramente pisca o olho às novas gerações. A condução não podia ser mais fácil e a bateria com 5,4 kWh permite até 75 km de autonomia e um tempo de carregamento completo inferior a quatro horas.
Se modelos como o novo Topolino ou o FIAT 500e são boas opções para desbravar as cidades ao volante, o novo Abarth 500e prova que é possível uma condução mais desportiva em modo elétrico, na cidade ou fora dela.
Com um visual específico que faz toda a diferença na estrada, o novo Abarth 100% elétrico é um pequeno endiabrado que responde às exigências de performance com uma experiência de condução emocionante. A arquitetura elétrica, distribuição do peso, maior distância entre eixos e o binário instantâneo – este último tão característico dos propulsores elétricos –, transformou o 500e num autêntico desportivo e, para minimizar o tempo de carregamento, está equipado com um sistema de carregamento rápido de 85 kW que permite atingir 80% da autonomia em apenas 35 minutos.

Disponíveis nas versões berlina e cabrio, o Abarth 500e e o Abarth 500e Turismo completam a gama após a introdução no mercado do Scorpionissima, uma edição cujas reservas esgotaram em apenas algumas semanas.
DOLCE VITA COM O NOVO 600
Até agora falámos sobretudo de automóveis compactos, pensados para conduzir sobretudo em meios urbanos. Mas, para quem precisa de mais espaço e quer decididamente optar por um automóvel elétrico a bateria, a FIAT também tem uma proposta à medida, com outros argumentos. Com 4,17 m de comprimento, o 600e assinala o regresso da marca ao segmento B com um SUV que tem a melhor capacidade de armazenamento no habitáculo da sua classe.
Com um inconfundível design italiano, que bebe inspiração no FIAT 600 que também nos anos 50 era assumidamente um veículo familiar, o novo 600e é a solução ideal para quem se desloca nas cidades, mas que não prescinde da possibilidade de partir estrada fora, para desfrutar de atividades ao ar livre.







O exterior e o interior do “irmão maior” do 500e são a melhor interpretação da beleza italiana e da filosofia Dolce Vita, respondendo em paralelo ao que os engenheiros da FIAT pretendiam: maximizar o espaço num veículo compacto, torná-lo num veículo citadino com estilo e combinar o carácter icónico com a eficiência. Para além da versatilidade – com uma boa habitabilidade, cinco lugares e 15 litros de arrumação no interior –, o 600e permite ir mais longe, com uma autonomia de mais de 400 km no ciclo combinado WLTP e mais de 600 km no ciclo urbano. Para otimizar o tempo de carregamento, está equipado com um sistema de carregamento rápido que, por exemplo, permite carregar a bateria de 20%-80% em menos de meia hora.
Se o FIAT 600e já se destaca com todas as suas características, 2024 traz novidades ainda mais desportivas, com uma variante do 600e que será “apenas” o Abarth mais potente de sempre.
E a abrir caminho ao Abarth 600e, a Abarth está a preparar o lançamento do Abarth 600e Scorpionissima, um modelo que será produzido numa edição limitada de apenas 1949 unidades.
Com uma potência de 240 CV, o Abarth 600e Scorpionissima foi projetado para se afirmar como único entre os automóveis elétricos e contará com um diferencial mecânico de deslizamento limitado de forma a garantir uma excelente estabilidade de condução e os melhores níveis de comportamento e tração.
NOVIDADES ATÉ 2027 INSPIRADAS NO PANDA
Num ano cheio de novidades, a FIAT acabou de desvendar que vai revelar um novo modelo no próximo mês de julho, seguindo-se o lançamento de um novo veículo todos os anos até 2027. A revelação decorreu num vídeo a partir da localidade italiana de Ginevra onde o CEO da FIAT e CMO Global da Stellantis, Olivier François, anunciou o novo desafio global, apresentando uma família de concepts inspirados no mítico Panda, o modelo que mudou a forma como vivemos o automóvel ao longo de mais de quarenta anos, símbolo de criatividade italiana. Todos os novos modelos irão partilhar uma plataforma global comum e estarão disponíveis grupos motopropulsores elétricos, híbridos e a gasolina para responder à exigência de todos os clientes a nível mundial.

A FIAT pretende produzir automóveis mais sustentáveis e acessíveis, com um bom desempenho aerodinâmico, uma mesma filosofia – a funcionalidade nunca deve existir sem a diversão – e a mesma tecnologia – uma plataforma global única onde os novos modelos podem ser fabricados numa base de relevância local.
Estas são as premissas que fazem parte da visão do futuro para a marca italiana do Grupo Stellantis.
