Gama elétrica da Opel quer conquistar a mobilidade verde
Marca alemã quer tornar-se a primeira com oferta elétrica em todos os modelos comercializados até ao final deste ano. Compromisso é manter a qualidade de sempre, com olhos postos na evolução da indústria

A eletrificação é parte central da estratégia da Opel, cujo investimento tem procurado contribuir para o desenvolvimento de uma oferta totalmente elétrica. Esta é, de resto, a grande aposta da marca alemã que celebrou, recentemente, 125 anos de produção automóvel: ser o primeiro construtor germânico com motorização elétrica em todos os modelos disponíveis no mercado. E isto tudo até ao final deste ano.

A promessa é mesmo para cumprir, numa altura em que a insígnia, reconhecida pela qualidade de construção a que a indústria alemã nos habituou, tem já um portefólio de veículos elétricos de peso. Além da inovação in house, a Opel beneficia da integração num dos maiores grupos automóveis, a Stellantis, e do acesso a tecnologia de ponta que, associada ao desenvolvimento e fabrico alemão, reforça o posicionamento da marca.
Mais do que apenas perseguir a eletrificação, o fabricante aposta em outras soluções inovadoras, como o hidrogénio. “Pela primeira vez, ofereceremos o maior membro da família de veículos comerciais ligeiros da Opel como um veículo elétrico equipado com pilha de combustível de hidrogénio”, antecipava, em setembro, durante a IAA Transportation, o CEO da Opel. Florian Huettl referia-se ao Movano Hydrogen, de que falaremos mais à frente.
“Tal como há 125 anos, a Opel está agora no início de uma nova era. Nessa altura, a empresa tornou-se pioneira ao entrar na era do automóvel. Atualmente, a Opel é pioneira na eletrificação do automóvel, oferecendo mobilidade individual isenta de emissões, que é também adequada para o dia a dia”, destacava o responsável no âmbito da comemoração da efeméride.
A marca está investida em conquistar os segmentos de particulares e empresas, com uma oferta flexível e sempre com opção de eletrificação. Quer precise de um SUV, um citadino, um familiar ou um comercial para o seu negócio, a gama do construtor de Rüsselsheim tem resposta às suas necessidades. O grande objetivo é chegar a 2028 com uma gama de automóveis exclusivamente elétrica.
ELETRIFICAÇÃO COM ESTILO
O topo da gama Opel é encabeçado pelo novo Grandland, um SUV concebido, projetado e fabricado na Alemanha que pretende conquistar pelo espaço, conforto e qualidade de construção. O protagonismo é da versão 100% elétrica, o Opel Grandland Electric, que torna realidade muitas das inovações visionárias do concept Opel Experimental, uma antecipação do futuro que a marca apresentou, em 2023, em Munique.
Entre as novidades estão a iluminação Intelli-Lux HD, composta por mais de 50 mil elementos LED, ou a traseira com a marca continuamente iluminada.

Se o design desperta um primeiro olhar, são as características técnicas do novo modelo que conquistam os amantes da mobilidade.
A plataforma SLTA Medium, construída de raiz para veículos a bateria elétrica (BEV), permite oferecer mais espaço e conforto para os passageiros, mas, sobretudo, uma autonomia isenta de emissões de até 582 quilómetros no ciclo WLTP. Os 213 cavalos de potência, associados a uma bateria de 73 kWh (523 quilómetros de autonomia) ou de 82,2 kWh (582 quilómetros), asseguram um equilíbrio entre condução dinâmica, conforto e eficiência. Está disponível a partir de €44.050.
As versões híbridas começam nos 136 cavalos, debitados de um motor três cilindros de 1,2 litros a gasolina, e contam ainda com um híbrido plug-in, com 195 cavalos de potência, uma bateria de 17,9 kWh e autonomia elétrica até 85 quilómetros. Os preços arrancam nos €34.350 e €42.100, respetivamente.
Os novos Opel Frontera Electric e Mokka Electric completam o trio de avançados, no segmento de SUV, da marca alemã. O primeiro destaca-se pela excecional relação preço-performance com capacidade para transportar até sete pessoas e uma bagageira com 460 litros. Ao nível da motorização, o Frontera conta com versão híbrida a gasolina com 75 kWh e 100 cavalos ou 100 kWh e 136 cavalos. A gama fica completa com a opção 100% elétrica, com 113 cavalos de potência e autonomia de até 305 quilómetros.

O Mokka Electric combina eficiência, conforto e estilo num automóvel disponível em seis cores, com opção de personalização do tejadilho, e dois pacotes de acabamento. O bestseller da marca de Rüsselsheim está agora mais moderno e digital, não só pela adoção do Opel Blitz e do cockpit Opel Vizor mas também pela nova geração de infoentretenimento que inclui ligação ao ChatGPT.
Este 100% elétrico quer destacar-se na mobilidade sustentável com 403 quilómetros de autonomia e 156 cavalos, com preço a partir dos €35.515. A gama conta ainda com opção a gasolina (€23.965) e híbrida (€27.465).
SOLUÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS
Nem só de SUV se desenha a oferta automóvel da Opel, que encontra na gama Astra uma resposta à altura das necessidades de quem procura um compacto multifacetado, tanto disponível na versão de cinco portas como na station wagon. O peso reduzido é um dos seus maiores trunfos, já que assegura autonomias de até 418 quilómetros com uma só carga, no caso do Astra Electric, e de até 411 quilómetros, no Astra Sports Tourer Electric. Em apenas 26 minutos, consegue recarregar 80% da bateria para possa viajar sem preocupações.
Foi dada prioridade à combinação entre o estilo desportivo com condução sem emissões, a capacidade de carga com 516 litros que “esticam” até aos 1553 litros com os bancos rebatidos. O Astra Electric está disponível a partir de €36.990, enquanto a versão Sports Tourer Electric arranca nos €38.090. A estas opções juntam-se os motores térmicos e híbridos.

Mas se o que precisa mesmo é de um veículo citadino, rápido e fácil de estacionar, é no Corsa Electric que está a solução. O novo modelo promete trazer de volta a diversão à condução, enquanto elimina os gastos com combustível e oferece uma autonomia 100% elétrica de até 405 quilómetros. Dos 20% aos 80% de capacidade de carga, o sistema demora apenas 27 minutos.
O sucesso da gama Corsa é suportado pelo interesse que tem despertado no mercado, tendo sido, em 2023, o automóvel pequeno mais vendido da Alemanha. E não é surpreendente se atentarmos ao que o diferencia, desde logo no design arrojado e jovem que é complementado com tecnologia avançada. Neste campo, o Corsa tem muito para oferecer: o sistema de iluminação exterior Matrix LED, os assistentes de condução, cruise control adaptativo, travagem automática de emergência ou deteção de ângulo morto. Os preços da versão 100% elétrica começam nos €32.090.
NEGÓCIOS COM MOBILIDADE (E FUTURO) SUSTENTÁVEL
As novas exigências ambientais convocam todos para um esforço coletivo que permita reduzir as emissões nos transportes e nos negócios. É neste segmento que a Opel tem procurado criar oferta que se adapte às necessidades das empresas e dos empreendedores, que têm à disposição soluções como o Combo Electric e o Zafira Electric, especialmente preparados para famílias, lazer e transporte de passageiros VIP.

Com até 18 sistemas de assistência ao condutor para tornar as viagens mais seguras, ambos os modelos têm funcionalidades como a câmara de visão traseira de 180 graus de alta resolução, os faróis totalmente em LED com opção de Matrix LED (no Combo). O Combo Electric é perfeito para famílias, já que oferece duas versões: uma mais curta com cinco lugares e a versão Combo XL que pode transportar até sete passageiros.
A ansiedade da autonomia deixa de ser um problema com a capacidade de percorrer até 345 quilómetros com um carregamento, mais 60 quilómetros do que o seu antecessor. Os preços arrancam nos €34.500.

Já o Zafira Electric surge com duas opções de bateria, uma de 50 kWh ou de 75 kWh, esta última capaz de assegurar até 350 quilómetros de viagem. É um veículo pensado para o transporte de passageiros, disponível em dois comprimentos, e com espaço para até oito pessoas de forma confortável. Pode, inclusive, vir equipado com quatro bancos independentes na zona traseira, com configuração frente a frente. A capacidade de carga varia entre 1500 e 4900 litros. Está disponível a partir de €50.600.
VEÍCULOS PARA TODO O SERVIÇO
A renovada gama de veículos comerciais ligeiros da Opel é bem representada pelos modelos Combo Cargo Electric, Vivaro Electric e Movano Electric. São três propostas que não só apresentam a nova linguagem estética da marca como trazem a modernização dos cockpits, novos sistemas de infoentretenimento e até 21 sistemas de assistência a bordo que, no caso do Movano Electric, permitem uma condução autónoma de nível 2 pela primeira vez na história deste modelo.
Além de oferecerem as vantagens habituais destes modelos, as versões elétricas conseguem autonomias de 354 quilómetros para o Combo Cargo Electric, 350 quilómetros para o Vivaro Electric e 424 quilómetros no caso do Movano Electric. O espaço de carga e a capacidade de reboque são destaques evidentes neste alinhamento, que é complementado com uma oferta inovadora.

Completando a abrangente oferta, o Vivaro Hydrogen e o Movano Hydrogen, veículos a pilha de combustível de hidrogénio, prometem ser as opções ideais para clientes de frotas que precisam de percorrer longas distâncias sem emissões. Com a combinação entre a pilha de combustível e a bateria plug-in, o Opel Movano Hydrogen consegue percorrer mais de 500 quilómetros.
A aposta na inovação tem marcado o percurso da Opel, que continua focada em cumprir o objetivo de oferecer, até 2028, uma gama de veículos totalmente elétrica. O primeiro desafio, de assegurar que todos os modelos têm disponível esta opção, está cumprido.
Nota: Os preços apresentados são preços recomendados de venda ao público pela Stellantis Portugal S.A. Estes preços podem incluir valores de dedução de campanhas a cliente particular. Os preços apresentados incluem Ecovalor, ISV e IVA, mas não incluem despesas de preparação, legalização e transporte. Todos os preços e respetivas campanhas de dedução devem ser confirmados com o concessionário Opel antes da decisão de compra.
Com o projeto “Moving Electric” revelamos a transformação que o Grupo Stellantis está a promover para conseguir alcançar a neutralidade carbónica até 2038, com foco no que é realmente importante: as pessoas e a sustentabilidade. Como é que a Fiat está a eletrificar os seus ícones? Quais são os argumentos dos modelos E-308 e E-308 SW da Peugeot que nos podem levar a trocar a combustão pela energia elétrica? Através de um conjunto de conteúdos destacamos ainda a forma utilizada pela Jeep para eletrificar o seu espírito de aventura, falamos sobre um SUV inovador com uma autonomia de referência e celebramos o 125.º aniversário da Opel com a visão de futuro da marca para a mobilidade elétrica. E ainda mostramos como o Citroën Ami continua a ser uma das soluções mais engenhosas para enfrentar a mobilidade urbana, e como, a Alfa Romeo está de volta com um novo modelo eletrizante. Veja ainda aqui o novo Peugeot E-5008 e confira aqui como o Citroën ë-C3 está a democratizar a mobilidade elétrica.