Peugeot E-308 e E-308 SW:
Energia 100% elétrica para todos
Até 2025, a Stellantis vai revolucionar a oferta na Peugeot, a marca líder do mercado nacional, com o lançamento de novos automóveis elétricos a bateria em todos os segmentos. No mais competitivo, E-308 e E-308 SW afirmam-se com um conjunto de argumentos bem capazes de nos levar a trocar de vez a combustão pela energia elétrica

Quando nos sentamos ao volante de um automóvel elétrico é toda uma nova experiência. E com os E-308 e E-308 SW, a Peugeot dá um contributo decisivo à generalização de automóveis elétricos a bateria (BEV) no mercado português – o modelo que muitos portugueses já escolheram para conduzir no seu dia a dia tem agora todas as vantagens de uma viatura 100% elétrica.
A Peugeot mantém-se firme na liderança do mercado português de todas as energias e também no mercado eletrificado, após os dois primeiros meses do ano. Com o E-308 e o E-308 SW, a Peugeot reforça a sua oferta de veículos elétricos a bateria (BEV) no segmento C, aquele onde os portugueses encontram soluções que vão mais de encontro às suas necessidades.
Se a oferta na gama 308 já era completa, os novos lançamentos contribuíram para alargá-la ainda mais – neste momento é possível optar por versões equipadas com propulsores a gasolina, diesel, híbridos, híbridos plug-in e, com o E-308 e o E-308 SW, 100% elétricos. Considerando que o 308, quer na carroçaria berlina quer na station wagon, são best sellers no mercado nacional – a marca é, de resto, com o 308 SW líder histórico nesse subsegmento no mercado nacional –, este é um passo em frente na generalização de automóveis elétricos a bateria no nosso país, numa altura em que, depois de muitas cidades europeias limitarem o acesso de automóveis equipados com motores a combustão ao centro das cidades.
NOVO MOTOR COM MÃO NACIONAL
Com o E-308 SW a Peugeot destacou-se como o primeiro construtor europeu a lançar uma carrinha 100% elétrica. E atrás deste volante ou do volante da berlina, o que se pode esperar é o prazer de condução característico dos modelos do construtor francês, neste caso impulsionado por um novo motor elétrico com 115 kW (156 CV) que, dependendo do nível de equipamento, pode chegar a fazer mais de 416 km em ciclo combinado WLTP com um único carregamento.
Para chegar a esta autonomia, que representa mais liberdade para as viagens em família, a Peugeot centrou-se na eficiência, conseguindo, dessa forma, apresentar um consumo médio de energia de referência no segmento. Para isso, o construtor francês considerou, além da motorização e da bateria, fatores como a aerodinâmica (com otimização da secção dianteira e inferior da carroçaria), o peso (através da adoção da plataforma EMP2 que permitiu um ganho na ordem dos 70 kg em relação à plataforma anterior) e redução das perdas por atrito (com introdução de pneus com classificação A).
Utilizado não só pela Peugeot mas também por outras marcas do grupo Stellantis, o novo propulsor elétrico tem ADN português. Alípio Santos, um engenheiro de origem portuguesa, iniciou a sua carreira na Peugeot em 1999 e desde então tem estado por trás do desenvolvimento de diversos motores, inclusive este. Paralelamente, está também envolvido, como engenheiro de pista, nas provas de endurance em que a Peugeot participa.
VIAGENS ELÉTRICAS
A qualidade de construção e dos materiais são argumento num habitáculo com diversos espaços para objetos, incluindo duas zonas para smartphones, uma delas com carregamento sem fios. O conforto está ao nível a que a Peugeot já nos habituou, com uma gama de bancos com ajustes múltiplos e mais espaço para os joelhos nos lugares traseiros.
O posto de condução da Peugeot continua a marcar pontos e no 308 o inovador i-Cockpit – que assinalou 10 anos em 2023 – foi redefinido com a introdução de novos padrões aos mais diversos níveis. Com o sistema i-Connect Advanced o condutor pode facilmente aceder a diversas funções (ar condicionado, multimédia e navegação, por exemplo) através de um comando de voz e o novo sistema de infotainment, para além de permitir a definição de preferências a nível de imagem, ambiente e configurações, integra inteligentemente o smartphone, permitindo, através do serviço E-Remote Control da app MyPeugeot, iniciar remotamente o aquecimento ou o ar condicionado, bem como consultar e gerir a autonomia em tempo real, podendo inclusive, se estiver ligado a um ponto de carregamento, controlar esse carregamento à distância.
Recentemente, a marca tornou-se inclusive num dos primeiros construtores automóveis a incorporar a inteligência artificial ChatGPT cuja disponibilidade será generalizada a partir do segundo semestre deste ano. Ativado através do assistente de voz, pode responder a diversas indicações para ajudar o condutor a encontrar o melhor caminho numa cidade ou até organizar um quiz que permita a crianças e adultos divertirem-se durante as viagens mais longas.
Com a mais ampla gama elétrica entre todos os construtores generalistas europeus de automóveis, a Peugeot está bem preparada para os desafios que se propõe atingir nos próximos anos. E para que a transição possa ser feita sem preocupações, o construtor está a oferecer a wallbox a todos os clientes particulares e ENI.
A capacidade da marca francesa para fazer diferente, com respeito pelo ambiente e com foco nas próximas gerações, já está a fazer toda a diferença.
Veja aqui o artigo Moving Electric