Sabe quanto mais está a pagar pelas suas compras?
Faça aqui as contas

O Expresso ajuda-o a fazer as contas a partir de um cabaz alimentar básico. Use a calculadora interativa e saiba quanto subiu o preço de cada produto ou quanto representa a isenção do IVA

05 de abril de 2023

O preço dos alimentos aumentou de tal forma no último ano que os portugueses estão a pagar quase o dobro por alguns produtos básicos. É o caso das cebolas, das cenouras ou do arroz, que subiram mais de 70% desde o início da guerra na Ucrânia, segundo os dados da DECO/Proteste. O crescimento generalizado dos preços dos bens alimentares, que foi mais intenso em Portugal do que noutros países europeus, levou o Governo a propor a isenção do IVA num conjunto de produtos essenciais, como tentativa de reduzir o impacto da inflação nas famílias portuguesas.

Mas, mesmo com a isenção de 6% do IVA, muitos bens alimentares continuarão a ser bastante mais caros do que eram em fevereiro do ano passado. Para saber quanto é que o preço de cada produto subiu, faça a sua lista de compras a partir dos 63 alimentos que compõem o cabaz básico monitorizado diariamente pela DECO/Proteste e veja a evolução entre 23 de fevereiro de 2022 e 29 de março de 2023. Saiba também quanto é que o IVA representa no custo de alguns desses bens.

Selecione dentro das seguintes categorias os produtos que quer comprar

Procure e veja o preço dos 63 alimentos do cabaz

Os dados são da DECO/Proteste, que monitoriza os preços de um cabaz alimentar básico composto por 63 alimentos. Todos os dias, é calculado o preço médio de cada produto em todas as lojas em que se encontra disponível.

Créditos

Texto Cátia Barros, Joana Pereira Bastos e Raquel Albuquerque
Web development e fotografia Cátia Barros
Webdesign Tiago Pereira Santos
Apoio web João Melancia
Coordenação Isabel Leiria, Raquel Albuquerque e Marta Gonçalves
Direção João Vieira Pereira

Expresso 2023