Como são e onde estão os iates de luxo russos? Um guia visual

Desde que os países ocidentais lançaram as sanções aos aliados de Putin que muitos iates da elite russa foram desaparecendo dos radares. Dos 100 maiores do mundo, 42 pertencem a oligarcas russos e, desses, metade são agora navios fantasma. Os já apreendidos valem 2,2 mil milhões de euros

À medida que as sanções continuam contra a Rússia, iates no valor de milhões são apreendidos em portos europeus para punir os aliados de Putin. A ideia é levar os proprietários de grandes fortunas a pressionar Vladimir Putin para pôr fim à guerra.

Cinco milionários russos que nunca tinham sentido na pele a mão pesada das represálias económicas foram agora surpreendidos. Em causa estão figuras muito próximas de Putin, como Alexey Mordashov, a segunda pessoa mais rica da Rússia, Gennady Timchenko, ligado à indústria energética, Mikhail Fridman, cofundador do Alfa-Bank, o maior banco privado russo, Alisher Usmanov, um investidor no ramo imobiliário, e Alexander Ponomarenko, presidente do aeroporto de Moscovo.

Mas a lista dos oligarcas russos visados pelas imposições europeias e norte-americanas após a invasão russa da Ucrânia não pára de aumentar e as imponentes e luxuosas embarcações, na maior parte registadas em offshores, foram obrigadas a navegar para águas mais tranquilas e paradisíacas onde é improvável que as sanções sejam aplicadas, como as Seicheles, México ou a Turquia, segundo dados do site MarineTraffic. que mostra em tempo real as posições de todas as embarcações a partir do IMO, número identificativo de navios.

No entanto, muitas abandonaram os portos europeus e as Caraíbas e deixaram de emitir o sinal AIS, um sistema automático de rastreamento. As leis marítimas internacionais exigem que embarcações deste tamanho tenham o AIS sempre ligado, a menos que estejam a atravessar zonas conhecidas pela pirataria.

Seja fruto das sanções internacionais ou uma certa obsessão pelo secretismo e pela privacidade, pouco se sabe sobre estes palácios flutuantes. Tanto os estaleiros onde são construídos como os tripulantes são obrigados pelos proprietários a assinar acordos de confidencialidade. Mesmo para os mais curiosos que pretendam fotografar estes gigantes dos mares, existem a bordo detetores de paparazzi, uma tecnologia que inutiliza qualquer câmara digital próxima do barco.

Será a privacidade levada ao extremo?

ONDE SE REFUGIAM OS IATES RUSSOS
PAÍSES ONDE FORAM APREENDIDOS

Para fugir às sanções, os oligarcas procuram colocar os seus iates em portos distantes das autoridades europeias e norte-americanas. Os locais favoritos são as ilhas paradisíacas das Seicheles e Caraíbas, mas também procuram portos no México, Dubai, Austrália ou Turquia, onde Abramovich tem os seus dois iates. O melhor refúgio de todos é mesmo Kaliningrado, na Rússia, para onde Putin levou o seu brinquedo de luxo.

Na Europa, é onde se encontram a maioria dos navios dos milionários russos e onde quase todos foram apreendidos durante a caça aos iates. Até agora, o valor dos que foram confiscados ascende a mais de 2200 milhões de euros, tanto quanto o valor que o Estado português já injetou na TAP após a pandemia.

Entretanto, a Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) anunciou a 16 de abril, os navios com pavilhão russo ficaram impedidos de aceder aos portos da União Europeia. No caso dos iates, as restrições aplicam-se apenas a embarcações com comprimento igual ou superior a 15 metros que não transportem mais de 12 passageiros.

ECLIPSE

Comprimento: 162,5 metros
Ano de construção: 2010
Bandeira de registo: Bermudas
Convidados: 36
Tripulantes: 70
Velocidade: 25 nós
Preço: 633 milhões de euros

Roman Abramovich, o milionário conhecido como banqueiro de Putin, com uma fortuna estimada em 11,2 mil milhões de euros, é o dono do “Eclipse”, o segundo maior iate do mundo, seguido do “Azzam”, que pertence ao xeque Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, presidente dos Emirados Árabes Unidos. No início de março, o “Eclipse” encontrava-se em São Martinho, nas Caraíbas, quando Abramovich ordenou a retirada do seu iate de luxo para um refúgio seguro, de forma a não ser alvo de sanções pelo governo britânico. Depois de vários dias a navegar por águas internacionais, a 22 de março chegou finalmente a um porto seguro, Marmaris, uma antiga vila de pescadores na Turquia.


O “Eclipse” supera tudo o que se possa imaginar em termos de luxo e segurança. O brinquedo de Abramovich está equipado com 2 heliportos, estrategicamente colocados, para facilitar as manobras dos pilotos quando pousam e descolam em simultâneo. Existem 2 piscinas, uma no exterior, com 16 metros, que pode ser convertida em pista de dança, e outra no interior. O dono do Chelsea tem uma suite de 1500 metros quadrados, com varanda própria, duas grandes salas e um jardim privado. As paredes são reforçadas com camadas de aço e os vidros laminados com películas resistentes. O iate tem ainda 15 cabinas para acomodar 36 convidados, um grande lobby decorado com elementos modernos e clássicos, cinema, biblioteca e restaurante.


No que toca à segurança o iate possui um sistema de radar similar aos usados em navios de guerra, permitindo detetar possíveis navios piratas e até mesmo mísseis. Mas não é só: 44 câmaras de infravermelhos com sistemas de deteção de movimentos estão instaladas em todo o navio, e, para os mais curiosos que pretendam fotografar este gigante dos mares, existe um detetor de paparazzi, uma tecnologia que inutiliza qualquer câmara digital próxima do barco. Todo este luxo tem um preço, por dia são necessários 200.000 euros para manter este brinquedo em condições perfeitas. Encher o tanque de combustível tem um custo adicional de 450.000 euros. Apenas uns trocos para o 142º homem mais rico do mundo, segundo o último ranking da Forbes.

SAILING YACHT A

Comprimento: 142,8 metros
Ano de construção: 2017
Bandeira de registo: Reino Unido
Convidados: 20
Tripulantes: 20
Velocidade: 21 nós
Preço: 543 milhões de euros

As autoridades italianas apreenderam no dia 11 de março aquele que é considerado o maior iate à vela do mundo, propriedade de Andey Igorevich Melnichenko, quando estava atracado no porto da cidade de Trieste em Itália. O ligarca russo tem uma riqueza estimada em 16 milhões de euros e está classificado em 95.º lugar na lista mundial de multimilionários da revista Forbes.

NORD

Comprimento: 142 metros
Ano de construção: 2020
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 24
Tripulantes: 40
Velocidade: 20 nós
Preço: 452 milhões de euros

A segunda pessoa mais rica da Rússia, Alexey Mordashov, tem, além de uma participação na gigante do ferro russa Severstal, 34% da empresa de viagens “TUI Group”. O “Nord” deixou as Seicheles rumo a um porto seguro, a cidade russa de Vladivostok, junto à fronteira com a China. Este gigantesco navio com 142 metros tem dois heliportos, vinte cabines de luxo, duas piscinas, ginásio, spa, cinema, e é uma segunda casa do oligarca russo, só que em mar-alto. Mordashov possui ainda o iate “Lady M”, apreendido pelas autoridades em Imperia, Itália.

OCEAN VICTORY

Comprimento: 140 metros
Dono: Viktor Rashnikov
Ano de construção: 2014
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 28
Tripulantes: 56
Velocidade: 19 nós
Preço: 271 milhões de euros
Localização: Malé, Maldivas

SOLARIS

Comprimento: 140 metros
Ano de construção: 2021
Bandeira de registo: Bermudas
Convidados: 36
Tripulantes: 60
Velocidade: 20 nós
Preço: 543 milhões de euros

O mais recente iate de Abramovich, o “Solaris”, estava em reparação no estaleiro MB92 em Barcelona quando teve ordem de abandonar a capital da Catalunha para fugir às iminentes sanções do Reino Unido. A 8 de março fez-se ao mar e navegou até Tivat, Montenegro, onde chegou quatro dias depois.


O “Solaris” deixou Tivat e a 15 de março, quando estava a navegar ao largo da costa grega, a União Europeia impôs sanções a Abramovich. O iate rumou então para Bodrum na Turquia onde foi recebido por um grupo de jovens empunhando bandeiras da Ucrânia tentando impedir o navio de atracar. A manobra só foi conseguida com a ajuda da polícia local. Atualmente o iate está fundeado numa enseada perto de Yalikavak, na Turquia.

SCHEHERAZADE

Comprimento: 140 metros
Ano de construção: 2020
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 18
Tripulantes: 40
Velocidade: 19 nós
Preço: 633 milhões de euros

O mistério do iate que está atracado desde setembro do ano passado na Marina di Carrara, uma pequena cidade na costa da Toscana, em Itália, começou porque existe um grau incomum de sigilo. Este navio, propriedade da Bielor Asset Ltd, empresa registada nas Ilhas Marshall, é um dos mais caros e luxuosos do mundo. Custou a módica quantia de 633 milhões de euros, o mesmo que o iate Eclipse de Abramovich, no entanto não se sabe a quem pertence. Toda a gente lhe chama o iate de Putin, mas ninguém sabe de quem é. Todos os funcionários do iate, exceto o capitão, são russos. Mas há algo mais que quase todos os tripulantes têm em comum: trabalham para o Serviço Federal de Segurança, uma agência que protege Putin.

O “Scheherazade“ tem tanto de mistério como de esplendor. Com os seus impressionantes 140 metros de comprimento, o iate tem dois heliportos, um deles reservado aos proprietários, como é comum em iates semelhantes. No interior, existe um teatro, salões de festas, várias piscinas, ginásio totalmente equipado, spa, e, nas casas de banho das suítes, torneiras e acessórios alegadamente banhados a ouro, de acordo com um trabalhador não identificado envolvido na construção do barco, em entrevista ao The Sun.

FLYING FOX

Comprimento: 136 metros
Ano de construção: 2019
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 22
Tripulantes: 54
Velocidade: 20 nós
Preço: 368 milhões de euros

Os Estados Unidos pediram uma investigação ao iate supostamente ligado a Dmitry Kamenshchik, dono do aeroporto de Moscovo. O Flying Fox, ancorado em Santo Domingo, capital da República Dominicana, desde 21 de março, foi visitado por vários elementos do Ministério Público acompanhados por militares para investigarem uma suposta lavagem de dinheiro e tráfico de armas. Após várias horas de investigação, as autoridades locais não confirmaram as suspeitas à comunicação social. “É informação confidencial”, alegaram. No entanto o iate continua atracado em Santo Domingo.

Com 136 metros de comprimento, o Flying Fox é o maior iate do mundo disponível para alugar. Segundo a empresa concessionária, a Imperial Yachts, sedeada no Mónaco, este navio de sonho custa 3 milhões de euros por semana, a quem o puder alugar.

CRESCENT

Comprimento: 135 metros
Ano de construção: 2019
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 18
Tripulantes: 40
Velocidade: 20 nós
Preço: 534 milhões de euros

O iate registado nas Ilhas Caimão pediu para deixar o porto espanhol de Tarragona a 4 de março, mas não chegou a sair do cais. Foi apreendido pelas autoridades espanholas. O “Crescent” pertence a Igor Sechin, CEO da petrolífera Rosneft, considerado uma das pessoas mais poderosas na Rússia.

MOTOR YACHT A

Comprimento: 119 metros
Ano de construção: 2008
Bandeira de registo: Reino Unido
Convidados: 14
Tripulantes: 42
Velocidade: 18 nós
Preço: 271 milhões de euros

Numa fuga às sanções do Ocidente, os multimilionários russos estão a desviar os seus super iates para países que não têm acordos de extradição, como acontece com as Maldivas. O luxuoso iate “A” pertence a Andrey Igorevich Melnichenko e foi localizado pela última vez em Malé antes ter desligado o AIS, um sistema automático de rastreamento. Melnichenko, com os seus negócios na área de metalurgia e das minas de carvão, tornou-se a nona pessoa mais rica da Rússia.

LE GRAND BLEU

Comprimento: 112,8 metros
Ano de construção: 2000
Bandeira de registo: Bermudas
Convidados: 20
Tripulantes: 35
Velocidade: 17 nós
Preço: 136 milhões de euros

Este elegante iate pertenceu em tempos a Roman Abramovich, até ao dia em que o entregou a Eugene Shvidler, um amigo e parceiro de negócios do milionário. O motivo foi uma partida de póquer, onde Abramovich apostou o seu iate, teve azar e perdeu o seu brinquedo de 112 metros. Quando a guerra com a Ucrânia começou, “Le Grand Bleu” estava ao largo de Porto Rico, entretanto desligou o localizador e navega no segredo dos deuses .
Eugene Shvidler nasceu na URSS e fez fortuna durante a privatização da gigante petrolífera Sibnef. Atualmente vive em Nova Iorque e é presidente da Millhouse LLC, empresa de gestão de ativos e investimentos.

ANNA

Comprimento: 111,5 metros
Ano de construção: 2018
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 16
Tripulantes: 32
Velocidade: 18 nós
Preço: 226 milhões de euros

Para escapar às sanções, o oligarca Dmitry Rybolovlev fundeou o seu iate em Canouan, uma pequena ilha de São Vicente e Granadinas. Rybolovlev, médico, empresário e investidor, é considerado o 26º homem mais rico da Rússia. Após ter terminado o curso de medicina, optou por se juntar ao pai, cientista, e criar uma empresa de fertilizantes, a Uralkali, que se transformou na maior produtora de fertilizantes de potássio da Rússia. O milionário russo é ainda proprietário do clube de futebol AS Mónaco e do clube belga Cercle Brugge.

QUANTUM BLUE

Comprimento: 104 metros
Ano de construção: 2014
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 14
Tripulantes: 40
Velocidade: 21 nós
Preço: 226 milhões de euros

Fundador da Magnit, uma das cadeias de supermercados mais importantes da Rússia, Sergey Galitsky é dono do “Quantum Blue”, com 104 metros, avistado pela última vez a navegar no mar Vermelho a caminho do Índico. Desde então, não se sabe do seu paradeiro.

MADAME GU

Comprimento: 99 metros
Ano de construção: 2013
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 36
Velocidade: 24 nós
Preço: 136 milhões de euros

Andrei Skoch, magnata da produção de aço e membro da Duma, o Parlamento da Rússia, foi sancionado a 23 de fevereiro, quando votou, juntamente com outros 335 parlamentares, a favor do reconhecimento da independência das autoproclamadas repúblicas do Leste da Ucrânia em Donetsk e Luhansk. O seu iate, “Madame Gu”, de 99 metros, já estava no Dubai a 28 de fevereiro, cinco dias depois do anúncio das sanções aplicadas ao oligarca.

PALLADIUM

Comprimento: 95,1 metros
Dono: Mikhail Prokhorov
Ano de construção: 2010
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 24
Tripulantes: 33
Velocidade: 19 nós
Preço: 182 milhões de euros
Localização: Desconhecida

ROYAL ROMANCE

Comprimento: 92,5 metros
Ano de construção: 2015
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 14
Tripulantes: 22
Velocidade: 17 nós
Preço: 182 milhões de euros

O iate de Viktor Medvedchuk, deputado da Plataforma de Oposição pela Vida, foi apreendido em maio no porto de Rijeka, na Croácia. Os Serviços de Segurança da Ucrânia anunciaram, esta semana, a detenção de Medvedchuk, considerado um dos grandes aliados do presidente russo.

ICE

Comprimento: 90 metros
Dono: Suleiman Kerimov
Ano de construção: 2005
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 14
Tripulantes: 27
Velocidade: 19 nós
Preço: 136 milhões de euros
Localização: Génova, Itália

NIRVANA

Comprimento: 88,5 metros
Dono: Vladimir Potanin
Ano de construção: 2012
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 27
Velocidade: 19,5 nós
Preço: 272 milhões de euros
Localização: Dubai, EAU

AMORE VERO

Comprimento: 88,5 metros
Dono: Igor Sechin
Ano de construção: 2012
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 27
Velocidade: 19,5 nós
Preço: 272 milhões de euros

A 2 de março, preparava-se para deixar a marina de La Ciotat perto de Marselha, quando as autoridades francesas o obrigaram a silenciar os motores. O “Amore Vero” é propriedade de Igor Sechin, presidente da gigante petrolífera Rosneft.

PACIFIC

Comprimento: 88,5 metros
Ano de construção: 2012
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 27
Velocidade: 19,5 nós
Preço: 272 milhões de euros

O empresário russo Leonid Viktorovich Mikhelson, principal acionista da empresa de gás Novatek, é dono do “Pacific”, que estava a 16 de fevereiro, nas águas da Costa Rica. Desde então, não se sabe onde pára.

VALERIE

Comprimento: 85,1 metros
Ano de construção: 2011
Bandeira de registo: São Vicente e Granadinas
Convidados: 17
Tripulantes: 27
Velocidade: 17 nós
Preço: 91 milhões de euros

A 14 de março, o ”Valerie” foi imobilizado no estaleiro MB92 em Barcelona. O navio tem a bandeira das ilhas de São Vicente e Granadinas, mas o governo espanhol investigou e descobriu que atrás de uma empresa de fachada estava o oligarca russo Sergey Chemezov. Após a confirmação das suspeitas, o iate foi apreendido. Sergei Chemezov foi oficial da KGB e atualmente chefia a gigante russa de tecnologia aeronáutica Rostec.

ROMEA

Comprimento: 82 metros
Dono: Alexander Nesis
Ano de construção: 2015
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 23
Velocidade: 18 nós
Preço: 114 milhões de euros
Localização: Seicheles

ALFA NERO

Comprimento: 82 metros
Ano de construção: 2007
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 26
Velocidade: 21 nós
Preço: 109 milhões de euros

Andrei Guriev, antigo presidente da PhosAgro, um dos quatro maiores produtores de fertilizantes à base de fosfato do mundo e também vice-presidente da União Russa de Químicos, é outra das pessoas de interesse na mira dos países ocidentais interessados em sancionar a Rússia. O seu “Alfa Nero”, de 82 metros, foi visto em março na ilha de São Martinho, nas Caraíbas.

GRACEFUL

Comprimento: 82 metros
Ano de construção: 2014
Bandeira de registo: Rússia
Convidados: 12
Tripulantes: 14
Velocidade: 18 nós
Preço: 91 milhões de euros

O iate do presidente russo, Vladimir Putin, partiu de Hamburgo no início de fevereiro, cerca de duas semanas antes da invasão da Ucrânia e zarpou para Kaliningrado, na Rússia, onde chegou a 9 de fevereiro. O interior do “Graceful” ostenta luxo e elegância, tem seis espaçosas suítes, casas de banho em mármore, um enorme escritório oval forrado com estantes, uma pista de dança que se transforma em piscina e um heliporto.

TITAN

Comprimento: 80 metros
Ano de construção: 2010
Bandeira de registo: Bermudas
Convidados: 14
Tripulantes: 19
Velocidade: 16 nós
Preço: 91 milhões de euros

Alexander Abramov, presidente da empresa ligada ao ferro Evraz, comprou em 2017, com Roman Abramovich e Alexander Frolov, 24,5% da gigante russa Transcontainer. O Titan, iate de que é proprietário, mede 78 metros, e estava, a 1 de março, nas Maldivas. Atualmente encontra-se ancorado no Dubai, Emirados Árabes Unidos.

TANGO

Comprimento: 77,8 metros
Ano de construção: 2011
Bandeira de registo: Ilhas Cook
Convidados: 14
Tripulantes: 22
Velocidade: 21 nós
Preço: 109 milhões de euros

A Guarda Civil espanhola, em conjunto com agentes federais dos Estados Unidos da América, confiscou no dia 4 de maio o iate de Viktor Vekselberg, em Palma de Maiorca. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, citado pela Sky News, o navio “Tango” foi apreendido pela violação de fraude bancária e lavagem de dinheiro, entre outras sanções. Vekselberg é um aliado próximo de Putin, assim como líder do Grupo Renova, ligado a empresas metalúrgicas e de minérios.

LA DATCHA

Comprimento: 76,7 metros
Ano de construção: 2019
Bandeira de registo: Rússia
Convidados: 12
Tripulantes: 19
Velocidade: 17 nós
Preço: 100 milhões de euros

O luxuoso quebra-gelos de bandeira russa, propriedade de Oleg Tinkov, permanece atracado no porto de Ensenada, no México. Foi projetado para navegar nos círculos polares Ártico e Antártico, de forma a envolver os seus 12 passageiros numa mistura de luxo e aventura. O iate tem capacidade para receber dois helicópteros e um submarino para três pessoas.

AURORA

Comprimento: 74 metros
Ano de construção: 2017
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 16
Tripulantes: 22
Velocidade: 18 nós
Preço: 109 milhões de euros

Andrei Molchanov, empresário da área dos materiais de construção, é dono do “Aurora”, com 74 metros. Para evitar o risco de ser imobilizado devido às sanções internacionais, deixou Barcelona e atravessou o Mediterrâneo até à cidade turística de Marmaris, na Turquia, onde se encontra atualmente.

AXIOMA

Comprimento: 73 metros
Ano de construção: 2013
Bandeira de registo: Malta
Convidados: 12
Tripulantes: 20
Velocidade: 18 nós
Preço: 68 milhões de euros

As autoridades de Gibraltar apreenderam no final de março o iate pertencente a Dmitrievich Pumpyansky. A embarcação terá abandonado a ilha de Antígua, nas Caraíbas, no dia 27 de fevereiro, e viajado cerca de três semanas pelo Atlântico até chegar a Gibraltar. Dmitrievich é o presidente da OAO TMK, fornecedora da empresa energética estatal russa Gazprom.

CLIO

Comprimento: 72,6 metros
Ano de construção: 2004
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 18
Tripulantes: 21
Velocidade: 18 nós
Preço: 59 milhões de euros

Oleg Deripaska, fundador da gigante do alumínio Rusal, foi sancionado pelos EUA e é, desde 2018, suspeito para o Tesouro norte-americano, por indícios de lavagem de dinheiro a favor de Putin. O seu iate, "Clio", de 72,6 metros, também se encontra em parte incerta, tendo sido detetado pela última vez a 10 de fevereiro, no Sri Lanka. Tudo indica, no entanto, que a embarcação esteja ancorada ao largo de Malé, nas Maldivas.

CLOUDBREAK

Comprimento: 72,5 metros
Dono: Alexander Svetakov
Ano de construção: 2016
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 22
Velocidade: 12 nós
Preço: 109 milhões de euros
Localização: Port Victoria, Austrália

STELLA MARIS

Comprimento: 72 metros
Dono: Rashid Sardarov
Ano de construção: 2013
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 14
Tripulantes: 20
Velocidade: 17 nós
Preço: 68 milhões de euros
Localização: La Ciotat, Franca

GALACTICA SUPER NOVA

Comprimento: 70 metros
Ano de construção: 1016
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 16
Velocidade: 30 nós
Preço: 73 milhões de euros

A embarcação, de 70 metros, pertence ao oligarca russo Vagit Alekperov, ligado à indústria petrolífera. Em março, o iate deixou Barcelona e atravessou o Mediterrâneo com destino a Tivat, Montenegro. Segundo o Marine Traffic, o seu paradeiro é de momento desconhecido.

RAGNAR

Comprimento: 68,2 metros
Ano de construção: 2020
Bandeira de registo: Malta
Convidados: 18
Tripulantes: 12
Velocidade: 12 nós
Preço: 77 milhões de euros

O iate de Vladimir Strzhalkovsky, ex-agente da KGB e amigo de longa data de Putin, ficou preso no porto norueguês de Narvik, depois dos vendedores locais se terem recusado a fornecer combustível para o imponente iate de expedição. Apesar de não figurar na lista de russos alvo de sanções europeias após a invasão da Ucrânia, a sua proximidade ao chefe do Kremlin gerou rejeição por parte de vendedores noruegueses. O “Ragnar” tem inúmeros brinquedos a bordo, um veículo anfíbio, jet skis, um submarino e motos de neve.

HERMITAGE

Comprimento: 67,4 metros
Ano de construção: 2011
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 18
Velocidade: 16 nós
Preço: 91 milhões de euros

O Hermitage, pertencente a Anatoly Sedykh, dono da United Metallurgical Company, encontrava-se a navegar na costa do Dubai, Emirados Árabes Unidos, antes de ter desligado o sistema automático de rastreamento.

GARÇON

Comprimento: 67 metros
Ano de construção: 2011
Bandeira de registo: Bermudas
Convidados: 10
Tripulantes: 21
Velocidade: 25 nós
Preço: 22 milhões de euros

As autoridade de Antigua estão a investigar as possíveis ligações de Abramovich aos iates “Garçon” e “Halo”, ancorados na marina de Falmouth Harbou. Segundo a base de dados, Equasis, o “Garçon” é desde janeiro de 2021, propriedade da Wenham Overseas Limited registada nas Ilhas Virgens Britânica. Apesar do Reino Unido já ter confirmado que empresa pertence a Roman Abramovich, os advogados do empresário enviaram uma carta aos funcionários da alfândega de Antígua, declarando que Abramovich não faz parte da estrutura da Wenham. O facto de alguns iates estarem escondidos num emaranhado de offshore, complica bastante esforço das autoridades para aplicar sanções contra os russos, revelou o Financial Times.

RAHIL

Comprimento: 65 metros
Ano de construção: 2011
Bandeira de registo: Rússia
Convidados: 14
Tripulantes: 16
Velocidade: 15 nós
Preço: 68 milhões de euros

Arkady Rotenberg pertence ao círculo mais íntimo de Vladimir Putin e já foi sancionado em três ocasiões diferentes pela UE, pelos EUA e pelo Reino Unido. Também possui o iate “Rahil”, 65 metros de comprimento. A última aparição teve lugar em Tuzla, Turquia . Desde então, o paradeiro do iate registado na Rússia é desconhecido.

SEA & US

Comprimento: 62 metros
Dono: Anatoly Lomakin
Ano de construção: 2018
Bandeira de registo: Ilhas Marshall
Convidados: 12
Tripulantes: 13
Velocidade: 17 nós
Preço: 64 milhões de euros
Localização: Dubai, EAU

LADY M

Comprimento: 65,5 metros
Ano de construção: 2013
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 14
Velocidade: 28 nós
Preço: 50 milhões de euros

As autoridades italianas apreenderam no porto de Imperia, Itália, a futurista embarcação “Lady M”, propriedade de Alexei Mordashov, o empresário mais rico da Rússia. Mordashov fez fortuna no aço, mas também tem negócios em áreas do carvão, ouro e turismo.

PHY

Comprimento: 58,5 metros
Ano de construção: 2021
Bandeira de registo: Malta
Convidados: 12
Tripulantes: 11
Velocidade: 22 nós
Preço: 50 milhões de euros

Foi o primeiro iate de luxo a ser confiscado em água britânicas, em represália pela invasão russa da Ucrânia. O “Phi”, avaliado em 50 milhões de euros, estava ancorado na zona financeira de Canary Wharf, em Londres, quando foi apreendido pela NCA, agência nacional britânica do combate ao crime. A embarcação pertence a um cidadão russo cuja identidade não foi revelada.

LADY LENA

Comprimento: 65,5 metros
Ano de construção: 2013
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 14
Velocidade: 28 nós
Preço: 50 milhões de euros

Outro dos oligarcas considerados estratégicos para a administração de Putin é Gennady Timchenko. Sancionado pela UE, pelos Estados Unidos da América e pelo Reino Unido, o oligarca foi um dos primeiros a ser penalizado, logo em 2014, por altura da anexação da Crimeia. Gennady Timchenko tem também cidadania finlandesa e arménia. Detentor de ações em empresas como a produtora de gás Novatek e a produtora de petroquímicos Sibur, tem ainda participações em hotéis na Europa.


Para rentabilizar o iate, Timchenko aluga este sumptuoso navio para viagens no Mediterrâneo por 285 mil euros por semana. TO Lady Lena tem capacidade para acomodar 12 convidados em seis luxuosas suítes. Os opulentos espaços interiores contemplam ainda área de jantar, um amplo salão, bar e spa completo com sauna, banho turco e sala de massagens. No exterior, o destaque vai para a piscina infinita, rodeada de espreguiçadeiras. Este incrível deck é ideal para relaxar à beira-mar, dar um mergulho ou desfrutar dos brinquedos aquáticos. Segundo o Marine Traffic, o iate está atracado no porto de La Spezia, Itália.

MY SKY

Comprimento: 51 metros
Ano de construção: 2014
Bandeira de registo: Tailândia
Convidados: 12
Tripulantes: 12
Velocidade: 15 nós
Preço: 36 milhões de euros

Detentor de 70% do mercado do tabaco, juntamente com o sócio, Igor Kesaev tem dois iates, o “My Sky” foi localizado pela última vez em Phuket, Tailândia, e o “Sky”, que atracou em São Martinho a 1 de março. Desde então ambos desligaram o AIS, o sistema automático de rastreamento.

SKY

Comprimento: 51 metros
Ano de construção: 2010
Bandeira de registo: Ilhas Caimão
Convidados: 12
Tripulantes: 12
Velocidade: 15 nós
Preço: 36 milhões de euros

LADY ANASTASIA

Comprimento: 47,7 metros
Ano de construção: 2001
Bandeira de registo: São Vicente e Granadinas
Convidados: 10
Tripulantes: 9
Velocidade: 18 nós
Preço: 7 milhões de euros

A 26 de fevereiro, a embarcação atracada no porto Adriano, em Palma de Maiorca, foi arrestada pelas autoridades espanholas. O proprietário deste sumptuoso iate é Alexander Mikheev, diretor executivo da empresa russa de armamento Rosoboronexport, que vende de tudo, desde helicópteros a blindados, a sistemas de mísseis e submarinos.

O que acontece quando os iates são apreendidos?

Quando um país apreende um iate, não quer dizer que seja propriedade dele, significa apenas que o navio simplesmente não pode ser usado ou vendido pelo seu proprietário. Embora as leis variem de país para país, as sanções atuais apenas permitem que as autoridades sejam as guardiãs desses iates, o que significa que, para todos os efeitos, os iates ficam numa espécie de zona cinzenta legal. Apreender o iate de um oligarca russo é relativamente fácil, o que acontece a seguir pode ser a parte mais difícil e cara.


Um iate confiscado também precisa de manutenção de tempos em tempos. Mesmo que as autoridades possam pedir aos oligarcas que paguem a manutenção, os proprietários podem recusar e mesmo que concordem em pagar, as autoridades podem ter dificuldade em receber, uma vez que não estão autorizadas a realizar transações financeiras com as pessoas sancionadas. Isto pode adicionar ainda mais confusão às sanções atuais e iniciar batalhas jurídicas que se podem arrastar por vários anos.

CRÉDITOS

Textos e infografias Jaime Figueiredo
Fotografias Lurssen, Palmer Johnson, Damen Yachting e Lady Lena
Vídeo Imperial Yachts
Web Design Jaime Figueiredo e Tiago Pereira Santos
Apoio Web João Melancia
Coordenação Joana Beleza
Direção João Vieira Pereira

Expresso 2022