Sofia Miguel Rosa
Jornalista infográfica
Sofia Miguel Rosa
Jornalista infográfica
Sofia Miguel Rosa
Jornalista infográfica
O gráfico mostra os países com maior variação no Índice dos Preços no Consumidor desde 2008
Não há muitos países europeus com destaque, mas a Bielorrússia liderou a tabela em 2011 e 2012
Também a Ucrânia, que chegou a ter uma taxa de 48,7%, em 2015, ganha destaque mais do que uma vez
África — em particular, Zimbabué, Sudão, Sudão do Sul e outros países, em especial os mais afectados pelas guerras no continente — tem destaque quase permanente no ranking
A Venezuela atinge valores incomparáveis no mundo quando, entre 2017 e 2018, os preços sobem 65 mil porcento
Na projeção do FMI para 2022, a Venezuela continua o país com a inflação mais alta do mundo, mas situa-se agora nos 500%
África — em particular, Zimbabué, Sudão, Sudão do Sul e outros países, em especial os mais afectados pelas guerras no continente — tem destaque quase permanente neste gráfico que mostra os países com maior variação no Índice dos Preços no Consumidor.
Desde 2008 que não há muitos países europeus no topo do ranking, mas a Bielorrússia liderou a tabela entre 2011 e 2012. Também a Ucrânia, que chegou a ter uma taxa de 48,7%, em 2015, ganha destaque mais do que uma vez.
A Venezuela, sempre presente, atinge valores incomparáveis no mundo quando, entre 2017 e 2018, os preços sobem 65 mil porcento. Na projeção do FMI para 2022, a Venezuela continua o país com a inflação mais alta do mundo, mas situa-se agora nos 500%.
Em 2022, segundo as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Portugal, o indicador deve situar-se abaixo de 5%, ainda assim, é o valor nacional mais alto desde 2001. Os anos que antecederam a Revolução de Abril já eram marcados por uma subida dos valores da inflação em Portugal, mas a taxa mais alta foi a de 1977. Nesse ano, os preços subiram em média 31% (veja o gráfico com a evolução histórica da taxa da inflação em Portugal).
Há países em que as oscilações dos preços dos bens de consumo estão bem mais descontroladas do que em Portugal. O mapa mundo mostra as projeções da inflação, avançadas pelo Fundo Monetário Internacional para 2022, nos países onde é possível fazer essa antevisão – a invasão russa da Ucrânia, por exemplo, inviabiliza qualquer projeção do FMI para a Ucrânia para este ou para o próximo ano.