Sofia Miguel Rosa
Jornalista infográfica
Sofia Miguel Rosa
Jornalista infográfica
Sofia Miguel Rosa
Jornalista infográfica
*O gráfico mostra os 21 Estados-membros da União Europeia na OCDE. Entre 1990 e 2019
Os dados mostram a taxa de médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia por mil habitantes, em 21 Estados-membros da União Europeia
Os dados foram recolhidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) entre 2000 e 2019
Portugal aparece normalmente a meio da tabela, abaixo de países como a Grécia, a Alemanha, a Áustria e a Itália
Mas acima de outros Estados-membros como a Finlândia, a Suécia, a Bélgica, a Espanha ou a França
No indicador mais recente, referente a 2019, Portugal ocupa a 10ª posição, entre a Eslovénia e o Luxemburgo, com 0,18 médicos por mil habitantes
Os dados são da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e mostram a taxa de médicos especialistas em ginecologia e obstetrícia por mil habitantes, em 21 Estados-membros da União Europeia, desde 2000.
No indicador mais recente, referente a 2019, Portugal ocupa a 10ª posição, com 0,18 médicos por mil habitantes. O indicador português fica entre a Eslovénia e o Luxemburgo, abaixo de países como a Grécia, a Alemanha, a Áustria e a Itália, mas acima de 11 outros Estados-membros como a Finlândia, a Suécia, a Bélgica, a Espanha ou a França. A Irlanda regista o menor número de médicos obstetras por mil habitantes: 0,08.
Mas quantos especialistas existem em Portugal? Os números absolutos, também para 2019, registam 1850 médicos obstetras em Portugal. Este valor tem aumentado ininterruptamente desde 2000. O país tem agora mais 514 médicos obstetras do que no início do milénio, ou seja, um crescimento de 38%.
O gráfico em baixo mostra um outro indicador relevante: mede a relação entre o número de médicos ginecologistas e obstetras disponíveis relativo aos nascimentos registados. Em 2000 havia aproximadamente 11 profissionais por mil bebés nascidos. Atualmente são quase o dobro, são mais de 21 especialistas.
O número de médicos tem aumentado de forma generalizada em Portugal. Em 2000 havia 31.664 médicos e agora são 54.744, são mais 23 mil médicos. Na curva da variação anual de médicos (ver gráfico em baixo) só há dois anos, 2003 e 2012, em que o crescimento de médicos obstetras superou o crescimento de médicos no país.
*Em Portugal. Cálculos Expresso
Esta diferença no ritmo de crescimento destes profissionais resulta numa perda constante de peso dos médicos obstetras no total de médicos disponíveis. Em 2000, a percentagem de médicos obstetras representava 4,2% do total de médicos e atualmente representa 3,4%.