1. 1,393 mil milhões de utilizadores ativos mensais

Se pensarmos no Facebook como uma grande nação, e nos utilizadores mensais ativos como habitantes, no final de 2014 a rede social era o maior país do mundo. Pelo menos uma em cada seis pessoas em todo o globo usa habitualmente a rede social. Nada mau, para uma empresa que começou num dormitório de uma universidade há 11 anos atrás.





2. 4,8 x maior do que o Twitter

O Facebook é, de longe, a maior rede social do mundo, também porque foi comprando quem se atravessa no seu caminho. No ranking das 10 maiores redes sociais, o Facebook adquiriu três (Whatsapp, Messenger e Instagram). O Twitter, muito popular para breaking news e comentários, tem "apenas" 288 milhões de utilizadores ativos mensais.





3. 21 minutos

É o tempo gasto em média no Facebook por dia e por cada utilizador. Um número que tem vindo a crescer nos mercadosonde está melhor implantada e que a rede social está empenhada em melhorar. Nos Estados Unidos, por exemplo, são 40 minutos.




4. $74,75

Valor atual da acção. 38 dólares foi o preço da Oferta Pública de Venda Inicial, que ocorreu em Maio de 2012. Depois de um percalço inicial em que a acção caiu durante quatro meses, o Facebook tem vindo a revelar-se um excelente investimento.





5. 30 anos

Este é um dado a não esquecer: Mark Zuckerberg, líder do Facebook, tem apenas 30 anos e já é o 14º homem mais rico do mundo. Quando começou com a brincadeira que o haveria de tornar milionário, tinha 19.




6. 72%

Número de adultos online que visita o facebook pelo menos uma vez por mês. Começam a ser "aves raras" os que não estão na rede social. É muito difícil escapar à tentação de ver e ser visto…





7. 12,466 mil milhões de dólares

Foi o valor das receitas no ano passado. Esta não é mais uma empresa que promete, promete, mas não ganha dinheiro. O Facebook em 2014 angariou mais 58% de receitas do que no ano anterior. Os lucros ascenderam a 2,940 mil milhões de dólares, quase o dobro de 2013.




8. 1,5 milhões de anunciantes

O Facebook alberga páginas de 30 milhões de negócios, dos quais 1,5 milhões são anunciantes. Está aqui uma das principais fontes de receitas da rede social. O resultado é um aumento de 40% nos anúncios vistos pelos utilizadores entre 2013 e 2014.





9. 22 mil milhões de dólares

Valor (astronómico) gasto na compra do WhatsApp. Estamos a falar de muito dinheiro g gasto numa empresa que praticamente não dava lucro. A aposta foi no aumento na base de clientes e não tanto na receita, é certo. Porém, muitos analistas ainda têm dificuldade em perceber como este investimento se vai pagar.




10. 5 milhões

Portugal é uma gota de água no universo Facebook. Ainda assim, quase metade dos habitantes no nosso país estão na rede social.





11. 11,73 milhões

Número de pessoas a jogar Candy Crush Saga diariamente. Os jogos são parte importante da actividade na rede social.